Emissões de CO2 referentes ao transporte de materiais de construção no Brasil: estudo comparativo entre blocos estruturais cerâmicos e de concreto

Autores

  • Lucas Rosse Caldas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosa Maria Sposto Universidade de Brasília

Palavras-chave:

ACV, Transportes, CO2, Alvenaria estrutural, Brasil

Resumo

A avaliação do ciclo de vida de emissões de CO2 (ACVCO2) de um produto envolve a quantificação das emissões de CO2 nas etapas de pré-uso, uso e pós-uso. A etapa de pré-uso envolve as fases de indústria, execução e transporte. O presente trabalho teve como objetivo o estudo das emissões de CO2 de blocos estruturais cerâmicos e de concreto, a partir do levantamento das emissões na indústria e no transporte, com avaliação do impacto da fase de transporte desses materiais em 26 capitais brasileiras. Para isso foram pesquisadas as empresas fabricantes classificadas nos programas setoriais de qualidade. As distâncias de transporte das fábricas até as capitais foram levantadas via Google Maps. Os resultados mostraram que as capitais localizadas na Região Norte e Sudeste foram as que apresentaram maiores e menores valores, respectivamente, de emissões relacionadas ao transporte para ambos os tipos de componentes. A participação da fase de transporte, relacionada às emissões totais, foi maior para os blocos de concreto, para a maioria das capitais. Ao final do trabalho, como forma de minimizar a subjetividade da consideração da fase de transportes nos estudos de ACVCO2, foram propostos uma matriz e um fluxograma para a gestão da avaliação da fase de transporte nesses tipos de estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Rosse Caldas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Estruturas e Construção Civil (UnB). Doutorando em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ

Rosa Maria Sposto, Universidade de Brasília

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil,Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

CALDAS, L. R.; SPOSTO, R. M. Emissões de CO2 referentes ao transporte de materiais de construção no Brasil: estudo comparativo entre blocos estruturais cerâmicos e de concreto. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 91–108, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/59086. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sustentabilidade Ambiental e Melhoria das Condições do Trabalho em Canteiros de Obras