Painéis aglomerados fabricados com mistura de partículas de madeiras tropicais
Palabras clave:
Painéis de partículas, madeiras tropicais, análise de variânciaResumen
O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência do uso de três tipos de adesivo – resina poliuretana bicomponente derivada de mamona, ureia-formaldeído e Purbond – nas propriedades físicas (densidade aparente, teor de umidade, inchamento em espessura em 2 e em 24 h) e mecânicas (módulo de elasticidade e módulo de ruptura na flexão estática; resistência à tração perpendicular às faces) de painéis de partículas aglomeradas constituídos da mistura uniforme de quatro espécies de madeiras tropicais: cedrinho, cordia, fícus e paineira. Foi também avaliada a relação entre a densidade aparente e a resistência à tração perpendicular dos materiais fabricados. Com base em análises estatísticas, constatou-se que os melhores resultados das propriedades físicas foram obtidos com os materiais fabricados com o adesivo à base de mamona. Os materiais elaborados com resina ureia-formaldeído e Purbond apresentaram os melhores resultados para o módulo de elasticidade na flexão, e os fabricados apenas com ureia-formaldeído, os maiores valores do módulo de ruptura na flexão. Os compostos elaborados com a resina Purbond apresentaram os melhores resultados para a resistência à tração perpendicular, e, pelos resultados obtidos na análise de variância, constatou-se a validade da estimativa da resistência à tração pela densidade aparente dos painéis fabricados com o uso dos três tipos de adesivo.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621