Novas demandas para as empresas de projeto de edifícios

Autores

  • Nathália de Paula Poli-USP
  • Mônica Emiko Uechi
  • Silvio Burrattino Melhado Poli-USP

Palavras-chave:

Normas de desempenho, sustentabilidade ambiental, modelagem da informação da construção, gestão, empresas de projeto.

Resumo

 

Desempenho, sustentabilidade ambiental de edifícios e BIM (Building Information Modeling) são assuntos em evidência no subsetor Edificações. A proposta deste artigo é analisar as características e o posicionamento de um grupo de sete empresas de projeto de edifícios da cidade de São Paulo, participantes de um programa dedicado ao desenvolvimento gerencial de empresas de projeto, frente a estas novas demandas, em sua interação com o mercado e clientes. O método de pesquisa utilizado nessa fase foi a pesquisa-ação, sendo este dividido em duas fases. A Fase 1 teve como objetivo verificar se as demandas estavam sendo consideradas pelas empresas, e intervir para evidenciar a importância de considerá-las estrategicamente, na busca de sua preparação para atender o mercado. A Fase 2 de pesquisa consistiu em aplicação de um questionário, para realizar uma verificação pós-intervenção dos pesquisadores sobre o posicionamento das empresas em relação a essas demandas. Apesar de reconhecer os pontos a trabalhar referentes às demandas, parte das empresas insiste em uma postura passiva diante delas. Recomenda-se que as empresas de projeto trabalhem o seu planejamento estratégico e definam a sua atuação, considerando seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Recomenda-se ainda que estas empresas avaliem se estão preparadas para atender as referidas demandas e a necessidade de introduzir melhorias, tais como a alteração de seus processos, capacitação, treinamento interno e equipamentos, além de parcerias com os clientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália de Paula, Poli-USP

Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC), Gestão de Projetos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3199008972624389.  

Downloads

Publicado

17.09.2013

Como Citar

DE PAULA, N.; UECHI, M. E.; MELHADO, S. B. Novas demandas para as empresas de projeto de edifícios. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 137–159, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38911. Acesso em: 18 abr. 2024.