Modelagem de requisitos de clientes de empreendimentos habitacionais de interesse social com o uso de BIM

Autores

  • Juliana Parise Baldauf Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Torres Formoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Inês Gomes Miron Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gerenciamento de requisitos do cliente, Modelagem de requisitos, Tecnologia de informação, Habitação de interesse social, Geração de valor.

Resumo

O gerenciamento de requisitos do cliente visa a melhorar a geração de valor em empreendimentos de construção através de um processo sistemático de captura de requisitos, processamento desta informação, tornando-as explícitas para a equipe de desenvolvimento do produto, bem como controlar se os requisitos de diferentes clientes são atendidos de forma equilibrada. Isto é particularmente importante quando os recursos são limitados, como em empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS). A modelagem dos requisitos dos clientes é complexa, à medida que existe uma grande quantidade de informações qualitativas e é preciso considerar a diversidade de requisitos que normalmente existem entre os diferentes envolvidos no processo. O objetivo deste artigo é propor um método para modelar requisitos de clientes de EHIS com suporte de Building Information Modeling (BIM). Este método foi concebido para apoiar os processos de tomada de decisão durante as fases de desenvolvimento de projeto bem como a avaliação de projetos que já foram entregues. Este artigo está focado nas principais atividades envolvidas na aplicação do método: explorar diferentes abordagens de modelagem de requisitos, estruturar requisitos e utilizar o software dRofus para gerenciar requisitos em distintas etapas de projeto. Uma das principais contribuições do estudo refere-se à estruturação de requisitos genéricos que podem servir de base para o desenvolvimento de novos empreendimentos de habitação de interesse social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.08.2013

Como Citar

BALDAUF, J. P.; FORMOSO, C. T.; MIRON, L. I. G. Modelagem de requisitos de clientes de empreendimentos habitacionais de interesse social com o uso de BIM. Ambiente Construído, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 177–195, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/38343. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < > >>