Editorial
Abstract
A presente edição da Revista Ambiente Construído tem um caráter regular, apresentando 15 artigos de diferentes áreas de conhecimento dentro da Tecnologia do Ambiente Construído. Chama a atenção nesta edição o fato de que mais da metade dos artigos têm autores das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte, indicando uma forte descentralização da origem dos artigos publicanos na Revista.
Os três primeiros artigos têm como foco o desempenho de elementos construtivos de origem vegetal. O primeiro, de Zangiácomo (UFLA), Christoforo (UFSCar) e Lahr (USP), estuda o comportamento estrutural de vigas de madeira roliça de Pinus elliottii; o segundo de Lima (UFPE), Amorim (UPE), Lima Jr. (UFPE), Barbosa (UFPB) e Wilrich (Itaipú Binacional), refere-se ao comportamento estrutural de vigas de bambú laminado colado; e o terceiro, de Segundinho (UFES), Miná (UFPB), Dias (USP), Regazzi (UFV) e Carreira (UTFPR), estuda a capacidade em carga de estacas de madeira.
O bloco seguinte contém quatro artigos sobre tecnologia de argamassas. O artigo de Malheiro (Universidade do Minho, Portugal), Meira (IFPB) e Lima (IFPB) aborda a influência da camada de revestimento em argamassa na penetração de cloretos; o artigo de Freitas, Carasek e Cascudo, todos da UFG, discute a utilização de termografia infravermelha para avaliação de fissuras em fachadas; o artigo de Romano (USP), Seabra (ABPC), John (USP) e Pileggi (USP) apresenta uma caracterização reológica de suspensões cimentícias mistas com cales ou filitos; e, finalmente, o artigo de Malta (IFBA), Silveira (UFBA), Gonçalves (UFBA) e Toledo Filho (UFRJ) discute a influência da pré-saturação do agregado miúdo reciclado no comportamento das argamassas.
A seguir, segue um bloco com três artigos que abordam a reciclagem e reutilização de resíduos na construção. Rodrigues e Fucale, ambas da UFPE, aborda a dosagem de concretos produzidos com agregado miúdo reciclado de resíduos da construção civil; Sales e Alferes Filho, ambos da UFS, discutem o efeito do pó de resíduo cerâmico como adição ativa para o concreto; e Costa, Athayde Junior e Oliveira, todos da UFPB, apresentam um levantamento da taxa de geração de resíduos da construção civil em edificações na cidade de João Pessoa – PB.
O artigo seguinte, da area de Sistemas Prediais, de Tassi, Tassinari, Piccilli e Persch, descreve os resultados de uma pesquisa desenvolvida na UFSM sobre a eficiência de telhados verdes no controle quantitative das águas pluviais.
O bloco seguinte contém artigos que se enquadram na área de Gestão e Economia da Construção. Martins, Neves e Macêdo, todos da UFPA, analisam o desenvolvimento de competências gerenciais na construção civil através da Aprendizagem Baseada em Problemas. Gonçalves Jr. (UNIOESTE), Dutra (UNIOESTE), Lopes (UEM) e Rodrigues (UEL) apresentam uma avaliação do O impacto do Programa Minha Casa, Minha Vida na economia brasileira.
O décimo quarto artigo, de Reis, Biavatti e Pereira, todos da UFRGS, aborda a composição arquitetônica e qualidade estética de edificações.
Finalmente, o artigo de Silva e Ghisi, ambos da UFSC, da area de Conforto Ambiental, apresenta uma análise comparativa do desempenho térmico da envoltória de uma edificação residencial pelos métodos de simulação do RTQ-R e da NBR 15575-1.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Ambiente Construído agree to the terms:
- The authors grant the Journal the right to publish under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), allowing access, printing, reading, distribution, adaptation, and development of other research, if the authorship is recognized.
- Authors are authorized to distribute the work published in the Journal, such as institutional repositories, or to include their article as part of the thesis and/or dissertation, as long as they mention the publication reference in Ambiente Construído.
- Anyone can read, distribute, print, download, and indicate the address of the complete article without prior authorization from the Journal respecting the CC BY 4.0 license.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621