Diagnóstico e combate à geração de resíduos na produção de obras de construção de edifícios: uma abordagem progressiva

Autores

  • Ubiraci Espinelli Lemes de Souza Universidade de São Paulo
  • José Carlos Paliari Universidade Federal de São Carlos
  • Vahan Agopyan Universidade de São Paulo
  • Artemária Coêlho de Andrade Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

desperdício de materiais, resíduos de construção civil, desenvolvimento sustentável, gestão do consumo de materiais, canteiro de obras

Resumo

A indústria da construção civil, além de grande consumidora de recursos naturais, é considerada uma grande geradora de resíduos, sendo motivo de diversas discussões quanto à necessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável. As ações com o objetivo de melhorar esta situação podem acontecer nas várias etapas do processo de produção, envolvendo diferentes agentes da cadeia produtiva, destacando-se medidas para a redução da geração de resíduos diretamente na fonte, reutilização ou reciclagem deles e, finalmente, a sua deposição adequada. Este trabalho aborda a questão da redução da ocorrência de resíduos nos canteiros de obras, apresentando um conjunto de posturas e métodos, elaborados e adotados em várias pesquisas coordenadas pelo Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PCC-USP), muitas vezes com a participação de várias outras instituições, que propõem um aprimoramento progressivo na busca do objetivo de redução da geração de resíduos na produção de edifícios. Tais estudos levaram a uma abordagem de pesquisa que preconiza a gestão do consumo de materiais nos canteiros de obras com base em indicadores de desempenho e na aplicação do princípio de melhoria contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17.04.2008

Como Citar

SOUZA, U. E. L. de; PALIARI, J. C.; AGOPYAN, V.; ANDRADE, A. C. de. Diagnóstico e combate à geração de resíduos na produção de obras de construção de edifícios: uma abordagem progressiva. Ambiente Construído, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 33–46, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3573. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)