Produção e avaliação de desempenho de painel de GRG para vedação vertical interna
Palavras-chave:
Gesso, Painel, Avaliação de desempenho, Fibra de vidroResumo
Este trabalho relata o desenvolvimento de um painel de gesso reforçado com fibras de vidro (GRG – glass reinforced gypsum), cujos insumos básicos, produzidos pela indústria nacional, foram gesso de construção (hemidrato â natural) e fibra de vidro tipo E. o compósito foi selecionado com base em ensaios de flexão e critérios práticos de trabalhabilidade, resultando em uma mistura com fibras de comprimento de 13 mm e teor de 2,25% (em massa), com resistência à tração na flexão de 10,5 Mpa. Os painéis foram produzidos pelo método da pré-mistura, de baixo custo e de fácil operação, com mistura feita em betoneira. No estudo do painel foram avaliados diversas seções transversais, através de ensaios de suporte de carga suspensa e de flexão, tendo-se selecionando um painel com resistência à tração e de flexão, tendo-se selecionado um painel com resistência à tração na reflexão de 6,4 Mpa. São analisados os resultados dos principais testes efetuados em paredes construídas em campo com painéis de GRG, cujo desempenho foi avaliado por: resistência a impactos de corpo mole, interação com portas – fechamento à deformação de lajes e frente á umidade, isolação de som aéreo e aderência de revestimento cerâmico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.