Primeira estação de medição de iluminação natural em território brasileiro: análise dos dados dos dois primeiros anos de funcionamento
Palavras-chave:
medição de iluminação natural, iluminâncias externas, freqüência de ocorrência de tipos de céu, IDMPResumo
Desde dezembro de 2001 encontra-se em operação a primeira estação de medição de iluminação natural brasileira, localizada em Florianópolis, SC. São apresentados aqui os resultados dos dois primeiros anos de operação dessa estação. A EMIN Floripa é uma estação de Classe Geral, estabelecida de acordo com as normas do Programa Internacional de Medição de Iluminação Natural (IDMP, International Daylighting Measurement Programme. São descritos os equipamentos de medição, o tratamento de dados adotado e a forma de apresentação de dados diários, mensais e anuais, com níveis de iluminância difusa e global e freqüência de ocorrência de tipos de céu. Esta compilação de dados é usada na geração de modelos matemáticos para a caracterização da disponibilidade de luz natural no Brasil. Espera-se que a apresentação deste trabalho encoraje e ajude outras instituições e grupos de pesquisa que trabalham com iluminação natural a estabelecer novas estações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.