Lógica fuzzy e variáveis lingüísticas aplicadas na avaliação de desempenho de edifícios de escritório
Palavras-chave:
Edifícios de escritórios, Lógica fuzzy, Avaliação de desempenhoResumo
Este artigo é derivado de uma tese de doutorado, e descreve a construção de um instrumento de avaliação qualitativa do desempenho dos edifícios de escritórios, o Modelo de Análise Hierárquica (MAH), fundamentado no pensamento complexo de Edgar MORIN, na abordagem nebulosa (fuzzy) e no uso de variáveis lingüísticas. A partir de um conjunto de atributos comuns, o MAH confronta a demanda de diferentes organizações ou grupos de usuários por espaço e por recursos prediais, com a oferta de um conjunto de edifícios. Ao apresentar um esquema básico do MAH, o artigo indica as vantagens da abordagem fuzzy na avaliação de desempenho e propõe um novo enfoque para a produção e para avaliação de desempenho dos edifícios de escritório. A partir de um conjunto de atributos de desempenho (check-list), são definidos procedimentos para identificar as variáveis utilizadas para a mensuração dos atributos. Por fim, são indicados os procedimentos necessários para a construção das fichas de avaliação de cada atributo, consideradas como fator determinante para o sucesso de uma ferramenta que alia grande flexibilidade à possibilidade de representação formal do subjetivismo inerente aos processos de decisão em mais de dois níveis de apuração ou estágios comportamentais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.