Visão sistêmica sobre publicações relacionadas aos modelos de previsão do ataque por sulfatos em matrizes cimentícias
Palavras-chave:
Ataque por sulfatos, Modelagem, DurabilidadeResumo
Este trabalho apresenta um levantamento dos modelos de previsão do ataque por sulfatos disponíveis na literatura, com um mapeamento temporal e espacial dessas publicações e análise das principais características de cada modelo. Identificou-se que as pesquisas nesse tema se encontram em crescimento, com maior foco em modelagens numéricas de ataque externo por sulfatos aplicadas ao concreto. Um menor número de trabalhos analisa outras matrizes cimentícias, ataque interno ou modelagens empíricas. Verificou-se que ainda é necessário analisar a aplicação dos modelos disponíveis e desenvolver novos modelos considerando diferentes tipos de sulfato e agregados contaminados, além da presença de adições minerais na matriz cimentícia. Como a maior parte das pesquisas trata de modelos numéricos de ataque externo, uma discussão sobre os principais pontos abordados nesses modelos é apresentada, e uma sugestão para os trabalhos de modelagem futuros é feita, com base em parâmetros que são ou que ainda não são consenso na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621