Desvios de custos e prazos em empreendimentos da construção civil: categorização e fatores de influência

Autores

  • Elisa Atália Daniel Muianga Lagercon (Laboratório de Gerenciamento na Construção) - Unicamp
  • Ariovaldo Denis Granja Lagercon (Laboratório de Gerenciamento na Construção) - Unicamp
  • Joyce de Andrade Ruiz Lagercon (Laboratório de Gerenciamento na Construção) - Unicamp

Palavras-chave:

desvios de custo, desvios de prazo, atrasos, construção civil, cost overrun, time overrun, revisão sistemática de literatura, systematic literature review

Resumo

Desvios de custos e prazos são desafios recorrentes na construção civil. Neste artigo, os autores objetivaram revisar sistematicamente a literatura relacionada a desvios de prazos e custos para determinar uma estrutura de categorização e respectivos fatores responsáveis por esses desvios. Foi empregada a abordagem Systematic Literature Review (Revisão Sistemática de Literatura – RSL) de maneira metódica, para proporcionar acompanhamento e reprodução futura. Informações relevantes foram extraídas dos artigos selecionados e posteriormente sintetizadas para a obtenção da proposta de categorização e respectivos fatores responsáveis pelos desvios. Nove categorias foram identificadas e definidas com base em seus determinantes: relações governamentais; contratos; organização; gerenciamento; financiamento; projeto e documentação; alterações de escopo; aspectos ambientais e econômicos; e atividades e equipamentos. Além disso, 95 fatores de influência foram identificados e anexados às categorias pertinentes. Apesar de a literatura ser heterogênea em relação a contextos e regiões globais, o que dificulta a condução da RSL, houve boa sustentação para os fatores identificados. Escassez de evidências foram identificadas na América Latina, particularmente no Brasil. A literatura existente em desvios de prazos e custos até o momento se mostrou multifacetada, com 92 artigos publicados em 46 fontes diferentes no intervalo de tempo de 1985 a 2014. A maioria das pesquisas teve como foco o estudo de alguns desses fatores em particular, enquanto esta pesquisa classificou-os e sintetizou-os de forma a possibilitar uma visão nova e mais abrangente sobre o fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20.10.2014

Como Citar

MUIANGA, E. A. D.; GRANJA, A. D.; RUIZ, J. de A. Desvios de custos e prazos em empreendimentos da construção civil: categorização e fatores de influência. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 79–97, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/47770. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>