Tijolos ecoeficientes de barro cru com resíduos sólidos e efluente industrial utilizando tecnologias não convencionais
Palavras-chave:
Tijolo de barro cru; Compósito; Resíduos sólidos; Reciclagem; Material de construção de interesse social.Resumo
A moradia é um importante bem econômico durável para o ser humano, constituindo um direito social fundamental e indicativo de vida digna. Entretanto, é preocupante o déficit global de moradias seguras, de qualidade e acessíveis. Por ser o tijolo um dos principais componentes da construção civil, o de maior volume empregado, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, mediante tecnologias não convencionais, um tijolo ecoeficiente de barro e resíduos (TeBR), estabilizado com o encapsulamento no solo de resíduos sólidos e efluente industrial, sem queima, nem cimento Portland, com dois furos horizontais para a alvenaria, sem função estrutural. A análise estatística da resistência à compressão simples dos corpos de prova foi realizada utilizando o teste de Kruskal-Wallis, seguido do teste de comparações múltiplas (p<0.05), para 28, 56 e 84 dias, com o traço TMG significativamente maior do que o TBA. As resistências à compressão aos 84 dias atenderam aos padrões estabelecidos por normas. Os valores mais significativos ocorreram com os traços 2TMG (1,2 MPa), 3TMG, 1TMG e 2TBA (1,1 MPa). Nos ensaios de absorção de água, os limites situaram-se entre 8,41% e 8,99%. Portanto, os TeBR podem contribuir com as habitações de interesse social no padrão do desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621