Potencial de economia de água potável utilizando água da chuva
estudo de caso no Brasil
Palavras-chave:
Uso final de água; economia de água potável; captação de água da chuva; simulação de computadorResumo
Este artigo avalia o potencial de economia de água potável por meio de um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis em um apartamento. As vazões de água dos aparelhos foram medidas; os usuários fizeram anotações diárias de uso da água, do tempo de uso de cada aparelho, e do número de vezes que isso ocorreu; e leituras diárias do medidor de água foram feitas ao longo de quinze dias. Com base nesses dados, foram calculados os usos finais de água e o consumo diário médio. As medições realizadas mostraram que o percentual de água para atividades que não necessitam de água potável (descarga, limpeza e máquina de lavar) foi de 36,5% do consumo total. Por meio do programa computacional Netuno, foram determinadas as capacidades ideais dos reservatórios de água da chuva para consumo variável e médio de água. Verificou-se que um tanque de 10.000 litros proporciona economia de água potável de 34,8%, atendendo integralmente à demanda de 95% dos dias. O estudo mostrou que, mesmo com uma variação considerável no consumo, a capacidade ideal do reservatório inferior e a economia de água alcançada não variam significativamente quando se utiliza dados variáveis ou o consumo médio de água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621