A um estudo de caso no aeroporto de Joinville

O caso do Aeroporto de Joinville/SC

Autores

Palavras-chave:

Aeroportos, consumo de água, Passageiros, Covid-19

Resumo

A preservação da água faz parte de um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Os aeroportos (grandes consumidores de água) podem adotar um plano de eficiência hídrica, com monitoramento contínuo de demanda de água. Esse artigo tem como objetivo analisar o comportamento de consumo de água entre 2016 e 2021 no aeroporto de Joinville, a cidade mais populosa do estado de Santa Catarina e terceira do sul do Brasil. O consumo de água, número de passageiros e indicador de consumo (em litros*passageiros-1) são analisados, considerando as oscilações sazonais, mudança de ramais internos de água para ganho de segurança operacional e comportamento do consumo de água antes e durante a pandemia de Covid-19. Os resultados mostram uma relação inversa entre o número de passageiros e o indicador de consumo de água, além de picos de consumo durante a pandemia. A análise reforça a importância de estratégias como o uso de sistemas sustentáveis e melhorias na eficiência hídrica para mitigar impactos ambientais e atender o crescimento projetado para o setor da aviação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Andreza Kalbusch, Udesc - Universidade Estadual de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2020, Membro do Topical Advisory Panel do Periódico Water (ISSN 2073-4441) desde 2022 e coordenadora do GT de Sistemas Prediais da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no biênio 2023-2024. Seus temas de pesquisa são conservação de água, desempenho de sistemas prediais e consumo de água no ambiente construído e consumo de água no ambiente urbano.

Carolina Stolf Silveira, Udesc - Universidade Estadual de Santa Catarina

Carolina Stolf Silveira possui mestrado (2012) e doutorado (2017) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de doutorado sanduíche na Faculty of Social Sciences da Katholieke Universiteit Leuven - KU Leuven, na Bélgica, desenvolvendo estudos acerca dos sistemas de transporte de Londres, Bruxelas e Viena. Professora da graduação em Arquitetura e Urbanismo da UDESC Laguna desde jan 2019 - com a primeira colocação no concurso público Edital 01/2017 e professora da Pós-Graduação em Engenharia Civil da UDESC Joinville. Atuou junto à Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (IPPUJ, entre 2007 - 2009 e jan 2014 - dez 2016), como coordenadora de acompanhamento do Plano Diretor, com experiência na elaboração dos Planos de Mobilidade, de Transportes Ativo e Coletivo, e de Arborização Urbana. Participou na implementação de Planos e Políticas de Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis junto ao Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, na especificação dos requisitos de acessibilidade no transporte coletivo. Foi conselheira no Conselho da Cidade de Joinville e no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE) - representante junto à ABNT. Participa da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas promovido pelo WRI Brasil. Coordena o Projeto de Ensino de Acessibilidade Arquitetônica e Educacional na UDESC, Projeto de Pesquisa em Acessibilidade Espacial em Edifícios de Uso Público e Coletivo (vistorias MPSC), e a Extensão Universitária A Cidade Falada. Desenvolve pesquisas na área de acessibilidade e mobilidade, planejamento e desenho urbano, envolvendo temas como Ruas Completas, desenho viário, Desenho Universal, intervenção em espaços públicos, mobilidade, acessibilidade e paisagem urbana.

Publicado

2025-04-22

Como Citar

DIFON, D. A. T.; KALBUSCH, A.; SILVEIRA, C. S. A um estudo de caso no aeroporto de Joinville: O caso do Aeroporto de Joinville/SC. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/144231. Acesso em: 28 abr. 2025.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)