A um estudo de caso no aeroporto de Joinville
O caso do Aeroporto de Joinville/SC
Palavras-chave:
Aeroportos, consumo de água, Passageiros, Covid-19Resumo
A preservação da água faz parte de um dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Os aeroportos (grandes consumidores de água) podem adotar um plano de eficiência hídrica, com monitoramento contínuo de demanda de água. Esse artigo tem como objetivo analisar o comportamento de consumo de água entre 2016 e 2021 no aeroporto de Joinville, a cidade mais populosa do estado de Santa Catarina e terceira do sul do Brasil. O consumo de água, número de passageiros e indicador de consumo (em litros*passageiros-1) são analisados, considerando as oscilações sazonais, mudança de ramais internos de água para ganho de segurança operacional e comportamento do consumo de água antes e durante a pandemia de Covid-19. Os resultados mostram uma relação inversa entre o número de passageiros e o indicador de consumo de água, além de picos de consumo durante a pandemia. A análise reforça a importância de estratégias como o uso de sistemas sustentáveis e melhorias na eficiência hídrica para mitigar impactos ambientais e atender o crescimento projetado para o setor da aviação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621