Notícias
CHAMADA ABERTA REVISTA PORTO ARTE - 2021/2 |
|
CHAMANDA ABERTA REVISTA PORTO ARTE - 2021/2: Dossiê: Espaços Maleáveis Prazo de submissão: 30 de maio de 2020 .
Proposta/convocatória: A curadoria - desde as práticas museológicas até a sua afirmação enquanto campo de investigação específico - tem apresentado um significativo crescimento nas últimas décadas, constituindo um vigoroso espaço de debate em relação aos seus marcos teóricos e, em especial, sobre suas práticas, processos e metodologias. Por sua vez, este desenvolvimento do campo curatorial – vinculado sobretudo à forma pública que a arte assume em suas modalidades de apresentação, sua circunstância de exibição e seus formatos expositivos – tem oferecido importantes questões e contribuições às práticas, às metodologias e aos modelos tanto da História da Arte como da Crítica de Arte, não sem impactar também nas Teorias da Arte. Concebida como uma atividade autoral, a curadoria é sempre resultado de um trabalho coletivo e, em muitos casos, colaborativo, para o qual concorrem competências e expectativas diversas – quando não divergentes – de curadores, artistas, educadores, gestores, marchands, designers e produtores. É também uma atividade atravessada por forças de diferentes ordens - econômicas, sociais, culturais, políticas – as quais podem afetar o alcance e as condições de realização e repercussão de um determinado projeto curatorial. Ao mesmo tempo em que observamos a consolidação das práticas curatoriais como atuação profissional intensamente vinculada à pesquisa – histórica ou teórico-conceitual –, seja ela voltada para a investigação em acervos institucionais públicos ou privados, ou baseada no acompanhamento da produção recente e no diálogo sistemático com artistas reconhecidos ou emergentes, ainda carecemos de um maior investimento na produção e difusão de marcos teóricos, analíticos e históricos voltados aos estudos curatoriais e expositivos. Os organizadores do Dossiê Estudos curatoriais e expositivos: perspectivas históricas e metodológicas convidam xs autorxs a submeter artigos que contribuam ao campo dos estudos curatoriais e expositivos, tendo em conta seus aspectos conceituais, históricos e metodológicos, considerados em uma perspectiva crítica e sistêmica. Diálogos com áreas e disciplinas específicas, como a História das exposições, a História e a Crítica de arte, a Arquitetura expográfica e o design de exposições, a Museologia e a Museografia são igualmente contemplados por esta chamada de artigos. ______________________________ Para maiores informações sobre a submissão, por favor, acessar: http://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions ______________________________________
Equipe Editorial e-mail: portoarte@ufrgs.br _______________________________________ |
|
Publicado: 2021-02-27 | |
Outras notícias... |
v. 26 (2021): AHEAD OF PRINT (DOSSIÊ ARTE e TRAUMA E ESPAÇOS MALEÁVEIS)
A revista adota publicação contínua (rolling pass), editando volume único, subdivido em dois números semestrais, sem paginação contínua e sequencial, a qual consiste na publicação antecipada de textos já avaliados, aprovados e revisados antes de serem inseridos em uma edição definitiva da Revista PORTO ARTE. Com isso, objetiva-se a divulgação de conhecimento de forma mais fluida e ágil.
Os textos submetidos e aprovados durante o ano de 2021, serão publicados em definitivo na revistas nº 45 (Arte e Trauma) ou na revista nº 46 (Espaços Maleáveis).