Eno (Choveu)

Autores

  • Peresch Aubham Edouhou Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.141809

Palavras-chave:

Bekwel, Arte hieroglífica, Água, Catástrofe

Resumo

A partir da arte hieroglífica baseada no parentesco linguístico estabelecido entre a língua faraônica e
as outras línguas kandianas (africanas) modernas, esta arte (na língua bekwel do Gabão) representa
uma imagem-fala que aborda a reação das águas, quando o ser humano maltrata a terra. A arte traz a
discussão a partir de uma perspectiva kandiana. Se a terra e o humano derivam da mesma fonte
(orgânica e linguística), o dano causado à terra terá consequências na vida (humana e outras).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MBOLI, Jean-Claude. Origines des langues africaines: essai d’application de la méthode comparative aux langues africaines anciennes et modernes. Paris: L’Harmattan, 2010.

MBOLI, Jean-Claude. Épopée bantu: des Grands Lacs à la Méditerranée. [s.l.]: ESIBLA, 2024.

OBENGA, T. Origine commune de l’égyptien ancien, du copte et des langues négro-africaines: introduction à la linguistique historique africaine. Paris: L’Harmattan, 1993.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Aubham Edouhou, P. (2024). Eno (Choveu). PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(50). https://doi.org/10.22456/2179-8001.141809

Edição

Seção

Ensaio Visual | Visual Essay