Eno (Choveu)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141809Palavras-chave:
Bekwel, Arte hieroglífica, Água, CatástrofeResumo
A partir da arte hieroglífica baseada no parentesco linguístico estabelecido entre a língua faraônica e
as outras línguas kandianas (africanas) modernas, esta arte (na língua bekwel do Gabão) representa
uma imagem-fala que aborda a reação das águas, quando o ser humano maltrata a terra. A arte traz a
discussão a partir de uma perspectiva kandiana. Se a terra e o humano derivam da mesma fonte
(orgânica e linguística), o dano causado à terra terá consequências na vida (humana e outras).
Downloads
Referências
MBOLI, Jean-Claude. Origines des langues africaines: essai d’application de la méthode comparative aux langues africaines anciennes et modernes. Paris: L’Harmattan, 2010.
MBOLI, Jean-Claude. Épopée bantu: des Grands Lacs à la Méditerranée. [s.l.]: ESIBLA, 2024.
OBENGA, T. Origine commune de l’égyptien ancien, du copte et des langues négro-africaines: introduction à la linguistique historique africaine. Paris: L’Harmattan, 1993.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Peresch Aubham Edouhou

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.