Quatro Estações

Alegorias no Brasil do século XVIII

Autores

  • Angela Brandão Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.141873

Palavras-chave:

Bernardo Pires da Silva, Quatro Estações, Pintura Rococó

Resumo

A partir das alegorias das Quatro Estações do Ano, pintadas à óleo sobre madeira, em 1774, por Bernardo Pires da Silva, nas paredes laterais da capela-mor da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, Minas Gerais, este texto apresenta algumas possibilidades de refletir sobre como se constituíram diferentes formas de percepção e representação dos fenômenos climáticos, organizados como Estações do Ano, baseadas em elementos próprios ao pensamento europeu do século XVIII e suas traduções no território colonizado.

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Biografia do Autor

Angela Brandão, Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

Graduada em História pela UFPR; Especialista em Arte e Cultura Barroca pela UFOP; Mestre em História da Arte e da Cultura pela UNICAMP; Doutora em História da Arte pela Universidad de Granada, Espanha. Professora no Departamento de História da Arte da UNIFESP.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Brandão, A. (2024). Quatro Estações: Alegorias no Brasil do século XVIII. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(50). https://doi.org/10.22456/2179-8001.141873

Edição

Seção

Dossiê: Arte e emergência climática

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