A visita: notas sobre o tempo a partir do encontro com uma árvore multi-centenária

Autores

  • Marco Antonio Filho PPGAV - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144835

Palavras-chave:

Fotografia. Floresta. Araucária. Memória.

Resumo

Este ensaio tem como base um conjunto de fotografias e anotações realizadas durante a ação de observação de uma araucária multi-centenária, ação realizada ao longo de um único dia, da alvorada ao crepúsculo, na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, na Região Serrana do Rio Grande do Sul, Brasil. O texto aborda, entre outros temas, a dinâmica de expansão das florestas, a oposição entre o tempo cíclico das árvores e o tempo linear da História e o próprio processo de contemplação contínua de um ente que é percebido comoimpassível e ancestral. Empreendido poucos meses após a morte de duas pessoas amadas, este ensaio verbo-visual inevitavelmente se impõe como uma reflexão fundamentada na experiência do luto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Filho, PPGAV - UFRGS

Artista visual, professor e pesquisador independente. Doutor e mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV / UFRGS. Ganhou o VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Realizou exposições individuais na Galeria do Goethe-Institut (Porto Alegre), no Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro), no International Festival of Photography PhotoVisa (Krasnodar, Rússia), na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), entre outros.

 

Referências

ADAMS, Robert. Why people photograph: Selected essays and reviews. New York: Aperture, 1994.

AZOULAY, Ariella. Desaprendendo momentos decisivos. Revista Zum # 17. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2019.

BARTHES, Roland. A câmara clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOLDRINI, Ilsi Iob; BORDIGNON, Sérgio Augusto de Loreto; BORGES, Rafael Augusto Xavier; VIEIRA, Marina de Souza; OVERBECK, Gerhard Ernst; LANGE, Omara. Guia de plantas campestres dos Aparados da Serra. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos UFRGS, 2019.

CALVINO, Italo. Coleção de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CÂMARA, Marina. Giuseppe Penone: da história à pele do mundo. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

FILHO, Marco Antonio. Cimo da Serra: Uma narrativa fotográfica da paisagem. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2017.

FONSECA, Carlos Roberto (ed.). Floresta com araucária: ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável. Ribeirão Preto: Holos, 2009.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2009.

GOULD, Stephen Jay. Seta do tempo, ciclo do tempo: mito e metáfora na descoberta do tempo geológico. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

LARRAíN, Sergio. A aventura do olhar. Revista Zum # 5. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013.

MANCUSO, Stefano. A planta do mundo. São Paulo: Ubu, 2021.

MARTIN, Nastassja. Escute as feras. São Paulo: Editora 34, 2021.

PENONE, Giuseppe. L'image du toucher. Amiens: Fonds régional d'art contemporain de Picardie, 1994.

RAMBO, Balduíno. A fisionomia do Rio Grande do Sul: Ensaio de monografia natural. Porto Alegre: Oficina Gráfica da Imprensa Oficial, 1942.

​​SMITHSON, Robert. Robert Smithson: The collected writings. Berkeley: University of California Press, 1996.

THOREAU, H. D. Walden ou A vida nos bosques. São Paulo: Edipro, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Filho, M. A. (2024). A visita: notas sobre o tempo a partir do encontro com uma árvore multi-centenária. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(50). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144835

Edição

Seção

Dossiê: Arte e emergência climática

Categorias