Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista PORTO ARTE com o objetivo de propiciar a divulgação da produção científica de Artes Visuais e áreas afins.

Na área de Artes e na área de Arquitetura, Urbanismo e Design a revista foi classificada como uma publicação A2, no triênio de 2010-2012, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A primeira publicação da revista ocorreu em 1990, sob o ISSN 0103-7269 (versão impressa). Em 2012, teve início a sua publicação por meio eletrônico, através da plataforma SEER (Sistema de Editoração de Revista). Em 2017 a revista PORTO ARTE passou a ser exclusivamente uma publicação online, sob o e-ISSN 2179-80011 (versão digital).

Para todo texto publicado na revista PORTO ARTE é atribuído um número DOI desde 2018 e, esta atribuição foi aplicada retroativamente a todos os artigos disponibilizados na plataforma SEER. Aproveitamos para convidar todos os autores da revista a atualizarem seus dados junto plataformas de divulgação de suas produções acadêmicas, como por exemplo, a plataforma lattes do CNPq.

A partir de 2019 a revista PORTO ARTE adotou a publicação contínua (rolling pass), editando volume único, subdivido em dois números semestrais, sem paginação contínua e sequencial, passando a apresentar um identificador eletrônico chamado de elocation-id. Desta forma a equipe editorial pretende acelerar a publicação dos artigos, antecipando a disponibilidade para leitura e citação e, ao mesmo tempo, evita-se os atrasos ao esperar a composição completa de um número específico da revista.

Além do recebimento de artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, ensaio visual e traduções, na modalidade de fluxo contínuo, semestralmente a Equipe Editorial convida pesquisadores para organizar a seção Dossiê da revista PORTO ARTE, os quais contam com autores convidados e autores via chamada aberta.

 

2. PROCESSO DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

Todos os textos submetidos serão apreciados, em um primeiro momento, pela Equipe Editorial da Revista Porto Arte e na sequência, enviados para avaliação de um consultor membro do Conselho Editorial ou de um parecerista ad hoc, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (duplo-cego |double-blind). O texto submetido poderá ser aprovado, aprovado com reformulações ou recusado.

O processo da avaliação compreende as etapas de apreciação, encaminhamento e monitoramento da avaliação, avaliação dos pareceristas, reformulação do texto pelos autores quando solicitado, apreciação final e publicação preliminar, editoração e publicação online.

a- Apreciação: Após a submissão o texto passa por um processo de pré-avaliação realizado pelos membros da Equipe Editorial, os quais avaliam o atendimento às normas de publicação, enquadramento do texto no escopo do periódico e a redação científica. Nesta etapa poderá ser solicitado aos autores adequações no texto submetido.

b- Encaminhamento e monitoramento da avaliação: O Editor selecionará dois pareceristas ad doc, especialistas na temática do artigo para avaliação e encaminhará o manuscrito para avaliação por meio de formulário específico.

c- Avaliação pelos pareceristas: A identidade dos(as) autores(as) e dos(as) consultores(as) ad doc e, de suas instituições de origem serão mantidas em absoluto sigilo para os envolvidos no processo de avaliação do texto. Com base nos pareceres dos consultores a Equipe Editorial avaliará o manuscrito e decidirá pelo aceite ou, pelo encaminhamento para novas reformulações ou, ainda, pela recusa de publicação. Em qualquer uma das alternativas os autores serão comunicados.

d- Reformulação do texto pelos autores: Ao receber os retornos dos pareceristas, quando solicitadas reformulações, as sugestões serão encaminhadas aos autores para que possam fazer os ajustes pertinentes e, posteriormente estes devem reenviar o texto reformulado à revista para que possa novamente ser analisado e se aprovado, publicado. A Equipe Editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do consultor ad hoc sem uma justificativa razoável.

e- Apreciação final e publicação preliminar: Os textos aprovados após análise dos pareceristas ad hoc, passarão por revisão das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, qualidade das imagens) e revisão dos metadados preenchido pelos autores na plataforma SEER. Após estas revisões, os textos serão encaminhados aos autores para possam verificar se existem possíveis correções. O texto revisado, ajustado e aprovado seguirá para publicação preliminar e os autores receberão a carta de aceite da publicação com os dados definitivos para citação.

f- Editoração e publicação online: Nesta fase os autores poderão ser solicitados para ajustes em relação a editoração (diagramação e publicação) de acordo com as normas da revista PORTO ARTE. Após a diagramação, será divulgada a versão online em PDF da publicação final. Após a publicação final, os autores que identificarem a necessidade de solicitar algum ajuste deverão fazê-lo ao Editor no prazo máximo de 15 dias. Ficará a critério da revista a decisão sobre a relevância da solicitação.

 

3. DIRETRIZES AOS AUTORES

Os autores interessados em colaborar com a revista PORTO ARTE deverão verificar a conformidade da submissão em relação as suas normas. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

a)A submissão dos textos deverá ser realizada exclusivamente em formato digital através da página: <https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions>

b)As contribuições devem ser necessariamente inéditas no Brasil, não sendo permitida sua apresentação ou publicação simultânea em outro periódico nacional. Exceto sob a forma de resumo ou como palestra/comunicação ou capítulo de tese/dissertação acadêmica, devidamente referenciados no artigo, ou, ainda, quando publicado em periódicos não brasileiros.

c)Cabe aos autores, após a submissão, garantir a exclusividade do conteúdo do texto até o recebimento do parecer.

d)Os textos deverão ser editados em formato .doc, .docx ou .rtf nas modalidades Artigos, Ensaios, Entrevistas, Traduções, Resenhas e Ensaios Visuais.

e)Contribuições serão aceitas em português, espanhol, francês e inglês e publicadas no idioma submetido.

f)Os textos submetidos são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Cabe aos mesmos a propriedade intelectual das ideias que divulgam e, ainda, a responsabilidade pela obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais e pela revisão dos textos, quando solicitado pela revista.

g)Os textos submetidos à revista Porto Arte não deverão conter no corpo do texto qualquer menção à autoria, para que se mantenha a avaliação cega por pares. Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade) e demais informações relevantes que possam identificar os autores devem ser suprimidas do texto submetido. Todas as informações referentes aos autores devem ser preenchidas apenas nos metadados durante o processo de cadastro do texto no sistema.

h)Os autores deverão fornecer o seu identificador ORCiD . Caso não possua um identificador ORCiD, visite o site <http://orcid.org> e obtenha o mesmo gratuitamente.

i)Todos os textos submetidos serão apreciados, em um primeiro momento, pela Equipe Editorial da Revista Porto Arte e na sequência, enviados para avaliação de consultores ad hoc, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes (duplo-cego |double-blind). O texto submetido poderá ser aprovado, aprovado com reformulações ou recusado.

j)Os autores mantêm os seus direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.

k)O texto aprovado e publicado, caso seja publicado em livro ou em outro periódico, deverá citar em referência a publicação original na Revista PORTO ARTE.

l)O autor se compromete a atender às demandas da revista relativas ao texto e às imagens sempre que solicitado, fazendo cumprir o prazo informado pela Equipe Editorial.

m)O autor, ao submeter o seu texto, deverá preencher os dados diretamente nos campos apropriados na página de submissão e cadastramento. Os dados obrigatórios a serem preenchidos são: Nome completo e e-mail dos autores; afiliação dos autores (Instituição ou Universidade por extenso, Cidade, Sigla do Estado e País); currículo resumido com no máximo 60 palavras de cada autor; título do texto; resumo: (português ou espanhol e inglês ou frânces) com até 100 palavras; palavras-chave: até cinco termos que identifiquem o assunto do texto em português ou espanhol e inglês ou francês, separados por ponto.


3.1 SEÇÕES:

Os textos submetidos a revista deverão ser editados em formato .doc ou .docx para as seções Dossiê (artigos), Artigo e Ensaio, Resenha, Entrevista, Tradução e Ensaio Visual, conforme instruções para suas respectivas formatações.

a- Seção Dossiê: A Equipe Editorial se reserva o direito de convidar autores para organizar a seção Dossiê da Revista Porto Arte. Os dossiês são organizados através de convites aos autores ou por chamada aberta. Cada dossiê deverá ser composto, no mínimo, por 6 artigos (entre 5.000 e 10.000 palavras), inéditos ou ainda não publicados no Brasil, de autores convidados ou selecionados após submissão e aprovação por pareceristas ad hoc, sendo no mínimo: um artigo do docente organizador da temática do dossiê; dois artigos de autores estrangeiros; três artigos de autores nacionais. Ver a seção Artigo e Ensaio.

b- Seção Artigo e Ensaio: O texto submetido na seção Artigo e Ensaio devem ter entre 5.000 e 10.000 palavras. Nestes limites estão incluídos: o texto, o título (até 10 palavras); o resumo (até 100 palavras); 5 palavras-chave; notas de rodapé e referências bibliográficas e até 10 imagens.

c- Seção Resenha: A resenha deve ser inédita (de livros, exposições ou outros trabalhos lançados ou exibidos até 24 meses da data de submissão) e vir acompanhada dos dados específicos completos dos mesmos em formato de ficha técnica, com no máximo 3.000 palavras. As resenhas seguem as normas dos artigos e ensaios devendo, portanto, apresentar o título (até 10 palavras); o resumo (até 100 palavras); 5 palavras-chave; notas de rodapé e referências bibliográficas se necessário e até 3 imagens.

d- Seção Entrevista: A submissão de entrevista obedece à forma pergunta-resposta e não deve ultrapassar 9000 palavras. As entrevistas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar o título (até 10 palavras); o resumo (até 100 palavras); 5 palavras-chave; notas de rodapé se necessário e até 10 imagens.

e- Seção Tradução: As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido. Devem vir acompanhadas de autorização do autor e do tradutor e do original do texto.

f- Seção Ensaio Visual: Os Ensaios Visuais poderão ocupar no máximo 6 páginas e as imagens deverão ser enviadas com resolução mínima de 300 dpi, formato *TIFF ou *JPEG. A revista Porto Arte não se responsabiliza pela obtenção do copyright das imagens. Os autores interessados em publicar nesta seção devem solicitar informações e modelo de diagramação para a Equipe Editorial através do e-mail portoarte@ufrgs.br.

 

3.2 Informações complementares para submissão dos textos

a) Os textos submetidos para a revista PORTO ARTE devem ser editado em formato *.doc ou *.docx, folha tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2.5 cm e margens laterais direita e esquerda de 3 cm. Os textos não devem exceder ao número de palavras que corresponde a seção de submissão.

b) O arquivo com o texto a ser submetido deverá ter em sua primeira folha, o título, o resumo e as palavras-chave. Título do trabalho: até 10 palavras, centralizado, em negrito, fonte Arial, tamanho 14. Textos redigidos em português ou espanhol deverão ter o título vertido para língua inglesa e posicionados logo abaixo do título original em uma nova linha. Os textos em inglês ou francês deverão ter o título vertido para a língua portuguesa, também posicionado abaixo do título original. Resumo: deve abordar de forma clara e concisa o texto a ser apresentado. Não poderá exceder 100 palavras, em fonte Arial, tamanho 11, parágrafo único, espaço entre linhas simples. Textos redigidos em português ou espanhol deverão ter o resumo/resumen vertido para língua inglesa (abstract). Os textos em inglês ou francês deverão ter o abstract/résumé vertido para a língua portuguesa (resumo). Palavras-chave: arial, fonte Arial, tamanho 11, espaço simples, até 5 termos separados por ponto. Textos redigidos em português ou espanhol deverão ter o palavras-chave/Palabras clave vertido para língua inglesa (Keywords). Os textos em inglês ou francês deverão ter Keywords/Mots-clés vertido para a língua portuguesa (palavra-chave).

c) O corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, parágrafo justificado, sem recuo na primeira linha e com espaçamento entre os parágrafos de 6 pt. Poderá conter subtítulos, alinhados a esquerda, em negrito, fonte Arial, tamanho 12, sem recuo.

d) As notas explicativas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e inseridas como Notas de Rodapé, numeradas por algarismos arábicos em ordem crescente. Não utilizar notas de final de texto.

e) Citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto e as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas em fonte Arial, tamanho 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 4 cm, entrelinha espaço simples. As referências das citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Anoa, p. xx).

f) As referências completas deverão conter exclusivamente os autores citados no texto e serem apresentadas ao final do mesmo, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT-NBR 6023/2002. E, ainda, devem ser inseridas nos metadados (submissão de artigos). Para as referências utilizar fonte Arial, tamanho 11, entrelinhas simples, descolamento 1cm. As referências bibliográficas devem conter URLs para acesso eletrônico sempre que possível.

g) Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.

h) No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, vídeos, gravura, etc.) devem vir em itálico, enquanto títulos de exposições ou eventos devem vir entre aspas. Ambos devem ser acompanhados pela data entre parênteses.

i) Caso o texto possua imagens, estas devem ser legendadas em ordem crescente, em negrito (Figura 00), espaço simples, fonte Arial, tamanho 10, informando o autor, título, data, técnica e localização (quando for o caso), informar a fonte (referência) e o crédito pela imagem. Não serão publicadas imagens sem identificação de fonte e/ou autoria. Devem ser enviadas imagens digitalizadas com resolução mínima de 300 dpi, formato *TIFF ou JPEG, tamanho máximo 5MB. A revista se reserva o direito de não publicar imagens cuja a qualidade não for adequada para a publicação. As imagens devem estar referenciadas no texto utilizando numeração (fig. 00). E, além de estarem inseridas no texto, deverão ser encaminhadas em separado como documentos suplementares seguindo a numeração utilizada. A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright das imagens. Portanto, o autor do texto deverá possuir os direitos para reprodução das imagens, caso elas não estejam em domínio comum.

j) A responsabilidade pela correção ortográfica e gramatical dos artigos é exclusivamente dos autores.

k) Recomenda-se que se observem as normas da ABNT referentes a apresentação de artigos em publicações periódicas, tais como: NBR 6023/2003, apresentação de citações em documentos (NBR 10.520/2002), apresentação de originais (NBR 12256), norma para datar (NBR 5892), numeração progressiva das seções de um documento (6024/2003) e resumos (NBR 6028/2003).

Os casos omissos serão decididos pelos editores.

Equipe Editorial da Revista PORTO ARTE

e-mail: portoarte@ufrgs.br janeiro/2019

 

_____________________________________________________________

Guidelines for Authors

1.            Presentation

The Visual Arts Postgraduate program of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) edits and pubishes the PORTO ARTE Journal, with the purpose of providing the publicizing of scientific production from Visual Arts and related areas.  

In the field of Arts and in the field of Architecture, Urbanism and Design, the journal was classified in the 2010-2012 triennium as a A2 publication by the Coordination for higher Education Staff Developement (CAPES).

The first publication of the journal was in 1990, with the ISSN 0103-7269 (printed version). In 2012, it started to be published in eletronic format, through the SEER platform (Journal Editing System). In 2017, the PORTO ARTE Journal became a exclusively online publication, with the e-ISSN 2179- 80011 (digital version).

Since 2018, every published paper in PORTO ARTE is assigned a DOI number and this number was retroactively applied to every avaliable article in the SEER platform. We take this opportunity to invite all the authors with papers published in the journal to update their data in their respective publicizing platforms such as the Lattes platform of CNPq.

From 2019, the PORTO ARTE Journal adopted a continuous publishing way (Rolling Pass), editing a single volume subdivided in two biannual issues, without a continuous and sequential pagination, presenting an eletronic identifier known as elocation-id. In this way, the editorial team intends to accelerate the publication of artciles, anticipating their avaliability for reading and quotiations and, simultaneously avoiding delays that may occur during the waiting for a full composition from a specific issue of the journal.

In addition to the receipt of articles, essays, interviews, reviews, visual essays and translations in a continuous flow, the Editorial Team invites, biannually, researchers to organize the “Dossie” section of the PORTO ARTE Journal. These researchers rely on guest authors and/or authors from open calls. 

 

2.            Publusing and Evaluation process

The papers are going to be assessed, in a first moment, by the Editorial Team from the PORTO ARTE journal and in a second moment, they are going to be submitted to be evaluated by a consultant from the Editorial Council or by a ad hoc referee, ensuring the anonymity for both sides (Double-blind).

The submitted papers may be approved, approved with restatements or rejected. The evaluation process consists of the following steps: assessement, evaluation sending and monitoring, referees evaluation, reformulation of the paper by the author, upon request, final assessment and preliminary publishing, editing and online publication.

 

a-            Assessment: After it’s submission, the paper is subject to a pre-evaluation process performed by the members of the Editorial Team that evaluate the compliance to the publishing rules, the fitting of the paper in the periodical and the scientific writing. In this step the authors may be asked to make restatements in the submitted paper.

b-           Evaluation sending and monitoring: The editor is going to select two ad hoc referees, that are specialists in the theme of the article, and send them the manuscript through a specific form.

c-            Referees evaluation: the identity of the authors and ad hoc referres and their home institutions is going to be kept totally confidential to the people involved in the evaluation process. Based on the opinions of the consultants, the Editorial Team is going to evaluate the manuscript and decide if the paper is accepted, refused or yet sent to be reformulated.In any of theses cases, the authors are notified.

d-           Reformulation of the paper by the author: When receiving the feedback from the referees, in case of requested restatements, the sugestions are going to be sent to authors, so thay can make the necessary changes and subsequently resent for a new evaluation and published in case of approval. The Editorial Team reseves the right to not publish artciles whose restatements do not follow the consultant sugestions without a reasonable justification.

e-           Final assessment and preliminary publication: After the approval by the ad hoc referees, the papers are going to pass through a reviewing process concerinig bibliographic norms (quotations, references, paper formatting, image quality) and the metadata filled in by the authors on the SEER platform. After this process, the papers are going to be sent back to the authors for proofreading. The revised, adjusted, approved paper is sent to preliminary publication and the authors recieve the acceptance letter with the definitive data for the mentioning.

f-            Editing and online publication: in this phase the authors may be requested to make adjustments regarding the editting (diagramming and publishing) in accordance with the norms of  the PORTO ARTE Journal. After the diagramming, a PDF version of the final publication is released. After the final publication, if the authors find the necessity of any adjustments, they must request to the Editor within a maximun of 15 days. The decision of about the importance of the request is at the discretion of the journal.

 

3.            GUIDELINES TO THE AUTHORS

The authors interested in collaborate with the PORTO ARTE Journal must verify the compliance of the submission concerning the norms of the journal. The submissions that are not in accordance to the norms are going to be returned to the authors.

a.            The papers must be submitted exclusively in digital format on the page:  https://seer.ufrgs.br/PortoArte/about/submissions#onlineSubmissions

b.            The contributions must be necessarily unpublished in Brazil. It is not permitted their simultaneous publication or presentation on any other brazilian periodical with the exception of abstracts, lectures or chapter of thesis/academic dissertation, appropriatelly referred in the article, or yet, in case of publication on non – brazilian periodicals.

c.            After submission, the authors are responsible for ensuring the exclusivity of the content of the paper until the recieving of the opinions.

d.              Articles, essays, intervirws, translations, reviews, and visual essays, must be edited in the formats .doc, .docx or rtf.

e.            The contributions are going to be accepted in Portuguese, Spanish, French and English and published in its original language.

f.             The papers submitted are sole responsibility of their authors. They are responsible for the intellectual property of the ideas they disclose and for obtaining written permission to use in their articles copyrighted materials and for the revision of papers when requested by the journal.

g.            Papers submitted to PORTO ARTE Journal must not contain in the body of the text any mention of authorship, so that the blind evaluation by maintained. All information on authorship and institution / affiliation (Department, Faculty and University) and other relevant information that can identify the authors must be deleted from the submitted text. All information regarding the authors must be filled in only in the metadata during the process of registering the text in the system.

h.            Authors should provide their ORCiD identifier. In case of not having an ORCiD identifier, visit <http://orcid.org> and obtain it free of charge.

i.             All submitted texts will be assessed, initially, by the Editorial Team of PORTO ARTE Journal and subsequently submitted for the evaluation of ad hoc referees, ensuring in the process the anonymity of both parties (double-blind ). The text submitted may be approved, approved with restatements or refused.

j.             The authors retain their copyrights and grant the journal the right to the first publication, licensed under a Creative Commons License of BY-NC attribution type.

k.            The approved text is published, if it is published in a book or in another periodical, it must refer to the original publication in the PORTO ARTE Journal.

l.             The author agrees to meet the demands of the journal regarding the text and images whenever requested, enforcing the deadline informed by the Editorial Team.

m.          The author, when submitting his/her text, must fill in the data directly in the appropriate fields on the submission and registration page. The obligatory data to be filled in are: Full name and e-mail of the authors; affiliation of authors (Institution or University in full, City, State and Country Acronym); summarized curriculum with no more than 80 words from each author; title of the text; abstract: (Portuguese or Spanish and English or French) with up to100 words; keywords: up to 5 terms that identify the subject of the text in Portuguese or Spanish and English or French, separated by period.

 

3.1          Sections

The texts submitted to the journal should be edited in .doc or .docx format for the sections Dossie (articles), Article and Essay, Review, Interview, Translation and Visual Essay, according to instructions for their respective formatting.

a-            Dossier Section: The Editorial Team reserves the right to invite authors to organize the Dossier section of the PORTO ARTE Journal. The dossiers are organized through invitations to the authors or by open call. Each dossier must consists of at least 6 articles (between 5.000 and 10.000 words), unpublished or not yet published in Brazil, of invited or selected authors after submission and approval by ad hoc referees, being at least: one from and docent who organizes the dossier themes; two articles by foreign authors; three articles by national authors. See the Article and Essay section.

b-           Article and Essay Section:  The text submitted in the Article and Essay section must have between 5.000 and 10.000 words. These limits include: the text, the title (up to 10 words); the abstract (up to 100 words); 5 keywords; footnotes and bibliographical references and up to 10 images.

c-            Review Section: The review must be unpublished (from books, exhibitions or other works launched or exhibited up to 24 months from the date of submission) and must be accompanied by its complete specific data in data sheet format, with a maximum of 3.000 words. The reviews follow the rules of the articles and essays and must therefore present the title (up to 10 words); the abstract (up to 100 words); 5 keywords; footnotes and bibliographic references if necessary and up to 3 images.

d-           Interview Section: The interview submission follows the question-answer form and must not exceed 9000 words. The interviews follow the norms of the articles and must therefore present the title (up to 10 words); the abstract (up to 100 words); 5 keywords; footnotes if necessary and up to 10 images.

e-           Translation Section: The translations are going to be evaluated according to the importance and relevance of the translated tex. They must be accompanied by authorization of the author and of the translator and the original text.

f-            Visual Essay Section: The visual essays can occupy a maximum of 6 pages and the images must be sent with a minimum resolution of 300 dpi, in the formats TIFF or JPEG. The PORTO ARTE Journal is not responsible for obtaining the copyright of the images. Authors interested in publishing in this section must request information and a template for the Editorial Team via e-mail: portoarte@ufrgs.br.

 

3.2          Additional information on the submission of texts

a) The texts submitted to the PORTO ARTE Journal must be edited in format * .doc or * .docx, A4 size sheet, with upper and lower margins of 2.5 cm and right and left side margins of 3 cm. The texts must not exceed the number of words that correspond to the submission section.

b) The file with the text to be submitted must have in its first sheet, the title, the abstract and the keywords. Title of the work: up to 10 words, centered, bold, Arial font, 14 point font size. Texts written in Portuguese or Spanish must have the title translated into English and placed right below the original title in a new line. The texts in English or French must have the title trasnlated into Portuguese, also positioned below the original title. Summary: must clearly and concisely address the text to be presented. It must not exceed 100 words, in Arial font, 11 point font size, single paragraph, single space. Texts written in Portuguese or Spanish must have the abstract / resumen translated into English. The texts in English or French must have the abstract / résumé translated into Portuguese. Keywords: Arial font, 11 point font size, single space, up to 5 terms separated by period. Texts written in Portuguese or Spanish must have the keywords /palabras -clave translated into English. The texts in English or French must have Keywords / Mots-clés translated into Portuguese.

c) The body of the text must use font Arial, 12 point font size, space 1,5, paragraph justified, without indentation in the first line and with a 6 pt space between the paragraphs. It May contain captions, left-aligned, bold, Arial font, 12 point font size, no indentation.

(d) The explanatory notes must be reduced to the minimum necessary and inserted as footnotes, numbered by Arabic numerals in ascending order. Do not use endnotes.

e) Direct quotations of up to three lines must be between quotation marks and in the body of the text. Direct quotations longer than three lines should be set off with Arial font and a indent of 4 cm on the left, 11 point font size, without quotation marks; References of the quotations must conform the form (Author Last Name, year) or (Author Last Name, year, xx). Different titles of the same author, published in the same year, must be differentiated by adding a letter after the date (Author surname, Yeara, p. Xx).

f) The complete references must contain only the authors mentioned in the text and be presented at the end of the text, in alphabetical order, obeying the ABNT-NBR norms 6023/2002. And, they must also be inserted in the metadata (article submission). For references use Arial font, 11 point font size, single space, 1cm detachment. Bibliographic references must contain URLs for electronic access whenever possible.

g) Terms in languages other than the language of the text must be written in italics.

h) In the body of the text, titles of works (painting, sculpture, videos, engraving, etc.) must be italicized, while titles of exhibitions or events must be between quotation marks. Both must be accompanied by the date in parentheses.

i) in case of the text has images, they must be captioned in ascending order, in bold (Figure 00), single space, Arial font, 10 point font size.  The captions must contain the author’s name, the image’s title, date, technique and location (when applicable), the source (reference) and credit for the image. Images without source identification and / or authorship are not going to be published.  Must be sent scanned images with minimum resolution of 300 dpi, TIFF or JPEG format in, maximum size 5MB. The journal reserves the right to not publish images whose quality is not suitable for publication. The images must be referenced in the text using numbering (fig. 00). And, in addition to being included in the text, they must be sent separately as supplementary documents following the numbering used. The journal is not responsible for obtaining the copyright of the images. Therefore, the author of the text must have the rights to reproduce the images, if they are not in common domain.

 j) The authors are fully responsible for the orthographic and grammatical correction of the articles.

k) It is recommended that ABNT norms regarding the presentation of articles in periodical publications are followed, such as: NBR 6023/2003, quotations in documents (NBR 10.520 / 2002), presentation of originals (NBR 12256), norms for dates (NBR 5892), progressive numbering of the sections of a document (6024/2003) and abstracts (NBR 6028/2003).

The omission situations will be decided by the editors.

Editorial Team from PORTO ARTE Journal

Email: portoarte@ufrgs.br

Janeiro/2019

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita no Brasil e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    [1. The contribution is original and unpublished in Brazil and is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, justify in "Comments to the Editor".]

  2. O autor declara possuir os direitos ou as autorizações necessárias para a publicação das imagens de seu artigo, caso estas não estejam em domínio público.

    [2. The author declares that He/she has the rights or authorizations necessary for the publication of the images of his article, if they are not in the public domain.]

  3. Os arquivos para submissão estão em formato .doc, .docx, ou .rtf na modalidade Artigo, Ensaio, Entrevista, Tradução, Resenha ou Ensaio Visual.

    [3. The format of the Submission files that are in the modalities Article, Essay, Interview, Translation, Review or Visual Essay must be .doc, .docx, or .rtf.]

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades no programa Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso o mesmo seja submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.

    [4. The authorship identification of this work has been removed from the file and from the “properties” option in the Microsoft Word, thus guaranteeing the journal's discretion in case of this work is submitted for peer review, according to the instructions available in Ensuring the Blind Peer Review .]

  5. O texto segue as normas para publicação na Revista Porto Arte descritos em: Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    [5. The text follows the norms for publication in the PORTO ARTE Journal described in: Guidelines for Authors, in the section About the Journal.]

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).

Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.

Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais. 

 

 

Política de Privacidade

Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.