O desafio das ações mínimas

Autores

  • Sylvia Furegatti Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.144846

Palavras-chave:

Fotografia. Floresta Amazônica. Antropoceno.

Resumo

Este ensaio fotográfico é resultado de uma residência artística realizada em várias localidades de Manaus, no ano de 2023. O conjunto de imagens selecionado para este dossiê apresenta açõesmínimas derivadas do impacto da incursão ao interior da Floresta Amazônica e propõe-se a produzir uma perspectiva poética sobre as camadas do encontro que pode tecer o artista visual em contato físico e crítico com o ambiente da floresta, justo neste momento da urgência de nossas reflexões sobre o antropoceno. Dessa maneira, o trabalho tanto se soma quanto comenta sobre a miríade de processos artísticos interessados nas questões contemporâneas entre arte, paisagem e natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia Furegatti, Unicamp

Professora associada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Atua como artista visual, curadora e pesquisadora das relações entre arte, espaço urbano, natureza e paisagem. É fundadora do Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea (www.ppllartgroup.net). Desde 2019, é curadora nacional do Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil (GEAP BR) e vice-coordenadora do Grupo de Estudio sobre Arte Publico en Latinoamerica (GEAP LA). Atualmente ocupa o cargo de Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensãoe Cultura (ProEEC) da Unicamp.

Referências

.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Furegatti, S. (2024). O desafio das ações mínimas. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 28(50). https://doi.org/10.22456/2179-8001.144846

Edição

Seção

Ensaio Visual | Visual Essay

Categorias