Noções de internacionalização nos debates sobre a pós-graduação em Psicologia

Autores

  • Joyce Pereira da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0003-0999-3515
  • Ana Ludmila Freire Costa
  • Oswaldo Hajime Yamamoto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.97820

Palavras-chave:

política científica, produção científica, colaboração internacional, psicologia

Resumo

A investigação ora apresentada objetivou averiguar quais as noções de internacionalização perpassam as reflexões empreendidas sobre tal processo no âmbito da Pós-Graduação brasileira em Psicologia. Analisou-se documentos de eventos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), responsável por discutir os rumos da pós-graduação na área. Entre os principais resultados, identificou-se que são diversas as formas de conceber a internacionalização: como conjunto de atividades para ampliar a interação entre os pesquisadores nacionais e estrangeiros; como inserção internacional das publicações; como qualidade do conhecimento produzido, dentre outras noções. É relacionada, ainda, com o uso de outro idioma além do nacional, principalmente o inglês. Subjacente a essas ideias, a internacionalização é entendida ora como meio para o desenvolvimento científico e social, ora como um fim em si mesmo. Discute-se as implicações dessas noções para o próprio processo de internacionalização e para a ciência desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Psicologia.

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Publicado

2020-03-24

Como Citar

Costa, J. P. da, Costa, A. L. F., & Yamamoto, O. H. (2020). Noções de internacionalização nos debates sobre a pós-graduação em Psicologia. Revista Polis E Psique, 10(1), 227–245. https://doi.org/10.22456/2238-152X.97820

Edição

Seção

Artigos