Brasilidades e Devir

Autores

  • Guilherme Augusto Souza Prado Professor Doutor Adjunto na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI-CMRV http://orcid.org/0000-0001-9318-8580
  • Márcio José de Araújo Costa Professor do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFMA no curso de graduação em Psicologia da UFMA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.96528

Palavras-chave:

Brasil, psicologia política, filosofia, decolonialidade, devir

Resumo

Resenha do livro Brazuca negão e sebento, uma aventura e um convite do autor, o filósofo e professor francês J.-C. Goddard, de experimentação filosófico-literária com a condição brasileira. Obra de uma filosofia nua contracanibal que se presta a desexplicar o Brasil através de uma leitura pelo avesso, ácida com os antropólogos e filósofos europeus, especialmente os de linha francesa, tão agraciados no mundo ocidental.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Souza Prado, Professor Doutor Adjunto na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI-CMRV

Guilherme A. Souza Prado é psicólogo pela Universidade Estadual Paulista, mestre e doutor em psicologia clínica e subjetividade pela Universidade Federal Fluminense com estágio de doutoramento na Universidade Complutense de Madrid. Pesquisador de políticas de subjetivação, clínica ampliada em saúde e esquizoanálise. Coordenador NuTEPSS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Subjetividade da UFPI.

Márcio José de Araújo Costa, Professor do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFMA no curso de graduação em Psicologia da UFMA.

Prof. Dr. Márcio Costa – Filósofo, Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social (UERJ). Psicanalista com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor do Programa de pós-graduação em Psicologia da UFMA e supervisor clínico em Esquizoanálise no curso de Psicologia da UFMA.

Referências

Andrade, O. (1976) O manifesto antropófago. In: Teles, G. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL.

Danowski, D.; Viveiros de Castro, E. (2014) Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Desterro, Florianópolis: Cultura e Barbárie: Instituto Socioambiental.

Deleuze, G. (2000) Lógica do Sentido. Tradução de Luís Roberto Salinas Fortes – São Paulo: Perspectiva.

Deleuze, G.; Guattari, F. (1992) O que é a filosofia?. Rio de janeiro: Ed. 34.

Deleuze, G.; Guattari, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1 Rio de janeiro: Ed. 34, 1995a.

Deleuze, G.; Guattari, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995b.

Goddard, J. C. Brazuca, negão e sebento. São Paulo: n-1 edições, 2017a.

Goddard, J. C. Idiotia branca e cosmocídio: uma leitura de A queda do céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Revista de @ntropologia da UFSCar, 9 (2) (suplemento), jul./dez. 2017b.

Kopenawa, D.; Albert, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Levi-Strauss, C. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Levi-Strauss, C. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo, CosacNaify, 2004.

Mignolo, W. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

Rolnik, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. – Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2006.

Rolnik, S. Esquizoanálise e Antropofagia. In: ALIEZ, E. (org.) Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 451-462.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Prado, G. A. S., & Costa, M. J. de A. (2020). Brasilidades e Devir. Revista Polis E Psique, 10(3), 263–273. https://doi.org/10.22456/2238-152X.96528

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)