Experimentação: possíveis dobras nos processos de formação de um corpo docente / Experimentation: possible folds in the faculty education process

Autores

  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, Campus Pelotas
  • Débora Pereira Laurino Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.44892

Palavras-chave:

corpo, formação de professores, matemática, experiência, processos de subjetivação

Resumo

Este texto busca criar outros modos de se pensar a formação de um corpo docente de professores de matemática que buscam, dentro de sua prática e nos seus modos de vida, um outro modo de ser. A partir de um conto que mistura ficção e realidade, captasse novas maneiras de se pensar os processos de formação. O texto atenta também para as questões da modernidade que, através dos dispositivos disciplinares e do biopoder, afetam os corpos tornando a formação mais rígida, presente até os dias de hoje. Entendemos a formação como um processo de subjetivação que tem a ver com: criação, invenção, experimentação. São práticas que atuam sobre os corpos. Seria, então, uma maneira de aproximar-se da formação atual dos professores e dos discursos que a constituem e de desviar o olhar para uma formação diferente da tradicional, afetando à Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, Campus Pelotas

Professora de matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense- IFSul- Campus Pelotas. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professora do IFSul, Campus Pelotas

Débora Pereira Laurino, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental  da FURG. Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente Coordenadora da Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - FURG. 

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Publicado

2014-09-05

Como Citar

Machado Albernaz, R., & Laurino, D. P. (2014). Experimentação: possíveis dobras nos processos de formação de um corpo docente / Experimentation: possible folds in the faculty education process. Revista Polis E Psique, 4(3), 100–121. https://doi.org/10.22456/2238-152X.44892

Edição

Seção

Artigos