Programa saúde na escola: pistas para produção de rede viva
Resumo
Resumo
O presente artigo abrange o campo das políticas públicas de saúde escolar, com recorte no Programa de Saúde na Escola (PSE). Tem o objetivo de analisar quais os processos de subjetivação que se produzem entre os profissionais de saúde e de educação, os quais participam do Programa Saúde na Escola, no município de Guaíba – RS, a partir de uma extensão universitária. A perspectiva metodológica faz o movimento dialógico de pesquisar e promover a extensão universitária, atravessando o ensino de modo a desnaturalizar e problematizar práticas do cotidiano, articulando com a pesquisa-intervenção da Análise Institucional, deslocando para o que chamamos aqui de pesquisa-extensão. Os dados produzidos direcionam para alternativas de modelos pedagógicos, e a extensão universitária como possibilidade de produção de encontros. Assim, a pesquisa-extensão constitui uma dimensão ética de pesquisa, que possibilita pesquisar e intervir “com” – universidade, profissionais, comunidade.
Palavras-chave: Intersetorialidade; Pesquisa-Intervenção; Subjetivação; Saúde Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.