Programa saúde na escola: pistas para produção de rede viva

Autores

  • Vinicius Cardoso Pasqualin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS https://orcid.org/0000-0001-5706-082X
  • Rosemarie Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). https://orcid.org/0000-0002-3490-2120
  • Suzana Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) na Universidade do Vale do Taqueri (Univates)

Resumo

Resumo

O presente artigo abrange o campo das políticas públicas de saúde escolar, com recorte no Programa de Saúde na Escola (PSE). Tem o objetivo de analisar quais os processos de subjetivação que se produzem entre os profissionais de saúde e de educação, os quais participam do Programa Saúde na Escola, no município de Guaíba – RS, a partir de uma extensão universitária. A perspectiva metodológica faz o movimento dialógico de pesquisar e promover a extensão universitária, atravessando o ensino de modo a desnaturalizar e problematizar práticas do cotidiano, articulando com a pesquisa-intervenção da Análise Institucional, deslocando para o que chamamos aqui de pesquisa-extensão. Os dados produzidos direcionam para alternativas de modelos pedagógicos, e a extensão universitária como possibilidade de produção de encontros. Assim, a pesquisa-extensão constitui uma dimensão ética de pesquisa, que possibilita pesquisar e intervir “com” – universidade, profissionais, comunidade.

Palavras-chave: Intersetorialidade; Pesquisa-Intervenção; Subjetivação; Saúde Escolar.

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Biografia do Autor

Vinicius Cardoso Pasqualin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Programa de pós graduação em psicologia social e institucional - PPGPSI_UFRGS

Rosemarie, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Psicologia Social e Institucional e docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, PPGPSI-UFRGS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: redes e políticas públicas, formação e trabalho, saúde mental e atenção básica e saúde mental e infância e adolescência, processos grupais e subjetividade.

Suzana, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) na Universidade do Vale do Taqueri (Univates)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com período de doutorado sanduíche na Arizona State University (ASU), Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CNPq).

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Pasqualin, V. C., Gartner Tschiedel, R., & Feldens Schwertner, S. (2024). Programa saúde na escola: pistas para produção de rede viva. Revista Polis E Psique, 14, e024019. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/142738

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