Gestão Autônoma da Medicação: saberes e visibilidades de usuários de saúde mental em universidades no interior do RS

Autores

  • Leonardo Lima de Senna Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcos Adegas de Azambuja Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.86774

Palavras-chave:

saúde mental, gam, usuários, autonomia

Resumo

Este artigo abordou os efeitos de uma pesquisa da estratégia da Gestão Autônoma da Medicação em usuárias(os) da saúde mental que passam a ocupar o lugar de palestrantes em ambientes acadêmicos no interior do RS. Por objetivo geral pretendeu analisar como se constituíram esses investimentos e visibilidades no saber das(os) usuárias(os) para frequentarem essas universidades. Também intentou-se descrever as relações de saber e poder e os limites da prática de autonomia nas salas de aula. Por uma abordagem de inspiração foucaultiana, mapeou-se o campo estratégico produzido pela pesquisa e os enunciados ‘saber no corpo’ e ‘autonomia’ pela experiência de seis participações dessas pessoas como palestrantes. Discute-se a produção de um corpo que encontra outras possibilidades além da relação com o medicamento e a loucura, assim como um processo de autonomia temporária no jogo de forças da ação de uns sobre os outros.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Senna, L. L. de, & Adegas de Azambuja, M. (2019). Gestão Autônoma da Medicação: saberes e visibilidades de usuários de saúde mental em universidades no interior do RS. Revista Polis E Psique, 9(2), 67–86. https://doi.org/10.22456/2238-152X.86774

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