Circulação da palavra na escola: possibilidades de emergência do sujeito

Autores/as

  • Jane Fischer Barros Rede Metodista de Educação - IPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.65884

Palabras clave:

circulação da palavra, psicanálise, experiência, escola, sujeito

Resumen

O objetivo deste artigo é problematizar de que modo se configuram diferentes espaços na escola, com respeito à circulação e da “tomada” da palavra, no sentido de propiciar o advento do sujeito e a construção de uma experiência coletiva. O texto fundamenta-se na Psicanálise freudo-lacaniana, e dialoga com pensadores que discutem a relação entre experiência e educação, como Hannah Arendt, Walter Benjamin e Giorgio Agambem. Com base em pesquisa realizada numa escola pública federal, narramos histórias que colocam a palavra em movimento, como possibilidade de reflexão em torno das práticas escolares e do próprio lugar do sujeito.

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Biografía del autor/a

Jane Fischer Barros, Rede Metodista de Educação - IPA

Mestre e Doutora em Educação UFRGS

Pós-Doutora em Psicologia pela PUCRJ

Docente Universitária - IPA nas disciplinas Teorias Psicanalíticas, Clínica Psicanalítica, Psicologia Educacional entre outras

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Publicado

2017-02-07

Cómo citar

Barros, J. F. (2017). Circulação da palavra na escola: possibilidades de emergência do sujeito. Revista Polis E Psique, 6(3), 206–221. https://doi.org/10.22456/2238-152X.65884

Número

Sección

Relato de Experiência