Identidades em Reinvenção: O Fortalecimento Coletivo de Estudantes Indígenas no Meio Universitário
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.74372Palavras-chave:
Povos Indígenas - Psicologia Social - IdentidadeResumo
A presença indígena nos espaços acadêmicos tem crescido nos últimos anos, especialmente por conta das politicas de ação afirmativa. A entrada neste universo - espaços historicamente brancos e elitizados - tem produzido fissuras no olhar estereotipado construído sobre povos indígenas e, ao mesmo tempo, tem visibilizado os preconceitos e racismos de nossa sociedade. Neste cenário, a formação superior tem sido reivindicada, cada dia mais, como instrumento de luta necessário para o fortalecimento dos movimentos indígenas. Este texto discute aspectos gerais da presença indígena nas universidades brasileiras, bem como a potência na reinvenção identitária e no fortalecimento de coletivos, marcando a universidade como um novo território de fronteira e de luta que afeta e é afetada pelos povos indígenas.
Palavras chave: povos indígenas –– políticas de ação afirmativa – identidade – psicologia e povos indígenas.
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