Identidades em Reinvenção: O Fortalecimento Coletivo de Estudantes Indígenas no Meio Universitário

Autores

  • Iclicia Viana Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.74372

Palavras-chave:

Povos Indígenas - Psicologia Social - Identidade

Resumo

A presença indígena nos espaços acadêmicos tem crescido nos últimos anos, especialmente por conta das politicas de ação afirmativa. A entrada neste universo - espaços historicamente brancos e elitizados - tem produzido fissuras no olhar estereotipado construído sobre povos indígenas e, ao mesmo tempo, tem visibilizado os preconceitos e racismos de nossa sociedade. Neste cenário, a formação superior tem sido reivindicada, cada dia mais, como instrumento de luta necessário para o fortalecimento dos movimentos indígenas. Este texto discute aspectos gerais da presença indígena nas universidades brasileiras, bem como a potência na reinvenção identitária e no fortalecimento de coletivos, marcando a universidade como um novo território de fronteira e de luta que afeta e é afetada pelos povos indígenas.

 

Palavras chave: povos indígenas –– políticas de ação afirmativa – identidade – psicologia e povos indígenas.

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Biografia do Autor

Iclicia Viana, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia Social pela mesma universidade

Atualmente trabalha com o tema das Políticas Públicas de Ação Afirmativa no contexto dos Povos Indígenas no Brasil

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina.

Kátia Maheirie é graduada em Psicologia pela UFSC, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com estágio pós doutoral na UNICAMP. É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP). É pesquisadora do CNPq, atuando no Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão voltados a estética e política em diferentes contextos sociais. Foi editora da Revista Psicologia & Sociedade de 2008 a 2011, e é editora geral do periódico Revista de Ciências Humanas desde 2013. É membro da Comissão Qualis Periódicos da CAPES 2015-2017. Atua na área de Psicologia Social, com ênfase em Estética, Música, Política, Movimentos Sociais e políticas de assistência social. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processos de criação, estética, música, política, oficinas estéticas, identidade coletiva e movimentos sociais.

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Publicado

2018-01-15

Como Citar

Viana, I., & Maheirie, K. (2018). Identidades em Reinvenção: O Fortalecimento Coletivo de Estudantes Indígenas no Meio Universitário. Revista Polis E Psique, 7(3), 224–249. https://doi.org/10.22456/2238-152X.74372

Edição

Seção

Artigos