Para além e aquém de anjos, loucos ou demônios: CAPS e Pentecostalismo em análise

Authors

  • Luana da Silveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Mônica de Oliveira Nunes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.41767

Keywords:

Loucura, Modos de Subjetivação, CAPS, Religião Pentecostal.

Abstract

Este estudo coloca em análise modos de subjetivação da loucura, através das experiências dos usuários de um CAPS, nas religiões pentecostais, identificando possíveis articulações entre estas instituições. Trata-se de um estudo qualitativo, com o referencial da Análise Institucional e da Etnografia, realizado com quatro usuários filiados às igrejas pentecostais, seus familiares e equipe técnica do CAPS. Acredita-se que a relação entre o CAPS e a religião, se situa num campo de forças, enquanto modos de produzir saberes e fazeres sobre a loucura, sobre e com o louco. Esta tensão parece se acentuar na relação com determinadas religiões, como as pentecostais, que concebem a loucura como possessão demoníaca, mobilizando rituais de exorcismo. Paradoxalmente, se constatou a existência de uma lógica manicomial que perpassa as instituições, que produz subjetividades manicomiais, assim como se constatou que essas instituições também promovem inclusão social e produção de novos sentidos para a experiência da loucura.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana da Silveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Psicóloga – UNISC, Especialista e Mestre em Saúde Coletiva – ISC/UFBA, Doutoranda em Psicologia Social-UERJ, Consultora HumanizaSUS – Ministério da Saúde.

Mônica de Oliveira Nunes, Universidade Federal da Bahia

ISC/UFBA, Médica, Mestre – UFBA, Ph. D – Universidade de Montreal.

Published

2013-08-16

How to Cite

da Silveira, L., & Nunes, M. de O. (2013). Para além e aquém de anjos, loucos ou demônios: CAPS e Pentecostalismo em análise. Revista Polis E Psique, 3(1), 119. https://doi.org/10.22456/2238-152X.41767

Issue

Section

Artigos