As Telas No Contemporâneo: Contribuições De Uma Visita À Questão Do Espectador Para O Estudo Das Tics E De Seus Efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.135623

Resumo

O artigo consiste em um estudo teórico que, articulando-se com a filosofia de autores e autoras como Donna Haraway, Gilles Deleuze e Jacques Rancière retorna à questão do espectador a fim de levantar discussões e propor contribuições teórico-metodológicas possíveis para as dificuldades com pesquisas envolvendo as repercussões sociais e políticas da difusão das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contemporâneo. Dentre estas dificuldades, encontram-se questões clássicas, como a passividade-atividade do espectador e o papel de emancipação ou alienação do espetáculo. Por fim, conclui-se fornecendo possibilidades de experimentações metodológicas que habitam um ínterim entre os estudos de cinema e os estudos sobre as mídias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amaral, A. (2010). Etnografia e pesquisa em cibercultura: limites e insuficiências metodológicas. Revista USP, 0(86), 122-135. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i86p122-135.

Arrais, C. H. da R. (2012). Valsa com Bashir: Subjetividade, memória e geopolítica no documentário contemporâneo (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/10867.

Balestrin, P. A. (2012). O corpo rifado (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Recuperado de https://lume.ufrgs.br/handle/10183/49081.

Bergson, H. (1896/2010). Matéria e memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito (4o ed). São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora WMF Martins Fontes.

Castro, J. C. L. de. (2020). Máquinas de guerra híbrida em plataformas algorítmicas. E-Compós, 1(23). doi: https://doi.org/10.30962/ec.1929.

Comitê Invisível. (2018). Motim e destituição agora (2ª ed.). São Paulo, São Paulo, Brasil: n-1 edições.

Costa, T. K. (2020). O uso da tecnologia de reconhecimento facial e a violação a dados biométricos sob a luz da Lei Geral de Proteção de Dados (Trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6028.

Deleuze, G. (1985/2007). A imagem-tempo (1ª ed). São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora Brasiliense.

Deleuze, G. (1990/1992). Conversações. (1ª ed.) São Paulo, São Paulo, Brasil: Editora 34.

Gomes, F. de O. (2010). O que pode um corpo? Instalações interativas e experiências possíveis no cenário contemporâneo. E-Compós, 13(1). doi: https://doi.org/10.30962/ec.433.

Guattari, F., & Rolnik, S. (1986/1996). Cartografias do desejo. (4ª ed.). Petrópolis, Brasil: Editora Vozes.

Haraway, D. (2009). Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. Em T. Tadeu (Org.), Antropologia ciborgue (1o ed, p. 33–118). Belo Horizonte, Brasil: Autêntica Editora. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4945399/mod_resource/content/1/LIVRO%20Antropologia%20do%20Ciborgue.pdf.

Jain, A. (2021, 17, 11). Facebook suppressing hate speech report, say researchers who put it together. Medianama. Recuperado de https://www.medianama.com/2021/11/223-facebook-stifling-independent-report-researchers/.

Kalil, I. O. (2018). Quem são e no que acreditam os eleitores de Jair Bolsonaro (Report No. 1). São Paulo, Brasil: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Recuperado de https://www.fespsp.org.br/upload/usersfiles/2018/Relat%C3%B3rio%20para%20Site%20FESPSP.pdf.

Kunzru, H. (2009). “Você é um ciborgue”: Um encontro com Donna Haraway. Em T. Tadeu (Org.), Antropologia ciborgue (1o ed). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Autêntica Editora. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4945399/mod_resource/content/1/LIVRO%20Antropologia%20do%20Ciborgue.pdf.

Lapoujade, D. (2010). Deleuze: Política e informação. Cadernos de Subjetividade, 0(12), 160–167. doi: https://doi.org/10.2354/cs.v0i12.38457.

Martins, L. (2021, 11, 25). #FacebookPapers: Reportagens para ler sobre os documentos internos da empresa. Núcleo. Recuperado de https://www.nucleo.jor.br/curtas/2021-10-25-facebook-papers-materias/.

Melo, M. R. D., Vasconcelos, M. D. F. F. D., & Souza Neto, E. A. D. (2020). “os dentes afiados da vida preferem a carne na mais tenra infância”: etnocartografar com olhos de besta. childhood & philosophy, 16(36), 01–28. https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48116.

Pereira, R. R., Gomes, L. O., & Silva, C. F. S. (2018). A infância no fio da navalha: construção teórica como agir ético. ETD - Educação Temática Digital, 20(3), 761–780. https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8649227.

Preciado, B. (2011/2014). Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade sexual (1o ed). São Paulo, Brasil: n-1 edições.

Rancière, J. (2008/2012). O espectador emancipado. São Paulo, Brasil: Editora WMF Martins Fontes.

Teixeira, F. E. (2006). Documentário moderno. Em F. Mascarello (Org.), História do cinema mundial (pp. 253–288). Campinas, Brasil: Papirus.

Whitten-Woodring, J., Kleinberg, M. S., Thawnghmung, A., & Thitsar, M. T. (2020). Poison If You Don’t Know How to Use It: Facebook, Democracy, and Human Rights in Myanmar. The International Journal of Press/Politics, 25(3), 407–425. doi: https://doi.org/10.1177/1940161220919666.

Xavier, I. (2000). Melodrama, ou a sedução da moral negociada. Novos estudos, 1(1), 81–90. Recuperado de https://www.academia.edu/3193800/Melodrama_ou_a_sedu%C3%A7%C3%A3o_da_moral_negociada.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

de Souza Neto, E. A. (2024). As Telas No Contemporâneo: Contribuições De Uma Visita À Questão Do Espectador Para O Estudo Das Tics E De Seus Efeitos. Revista Polis E Psique, 14, e024003. https://doi.org/10.22456/2238-152X.135623

Edição

Seção

Artigos