Implicações psicossociais da migração rural-urbana para jovens universitários
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.117924Keywords:
Juventude; Migração; Ensino Superior.Abstract
Neste trabalho discute-se como os processos migratórios podem produzir efeitos psicossociais, de diferentes ordens, dimensões e com especificidades, quando se trata da relação entre rural e urbano. O objetivo é identificar relações entre os modos de vida dos jovens universitários e a migração rural-urbana na realidade brasileira. Com base qualitativa, foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com jovens universitários, de comunidades rurais, integrantes da assistência estudantil de uma instituição pública de ensino superior. Os resultados apontaram que o modo de vida dos jovens universitários que vivenciam a migração rural-urbana está atravessado por inúmeros desafios, dentre os quais a pobreza. Apresentou-se dilemas provenientes da migração para os universitários viajantes, que refletem na mudança do modo de socialização, no distanciamento dos vínculos familiares e na mudança cultural. Concluiu-se que é importante pensar políticas de assistência estudantil que considerem a dimensão socioeconômica e subjetiva, favorecendo o acesso e a permanência do estudante na universidade.
Downloads
References
Alves, M. Z. & Dayrell, J. T. (2015). Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento. Educação e Pesquisa, 41(spe), 1455-1471. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508143396
Baeninger, R. (2012). Rotatividade migratória: um novo olhar para as migrações internas no Brasil. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 20(39), 77-100. Recuperado de https://www.scielo.br/j/remhu/a/mrVMskqfZGB3w5t7wjfBKHR/?format=pdf&lang=pt
Barbieri, A. F. (2011). Mudanças climáticas, mobilidade populacional e cenários de vulnerabilidade para o Brasil. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 19(36), 95-112. Recuperado de http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=407042013005
Barcellos, S. B. (2015). A formulação das políticas públicas para a juventude rural no Brasil e os elementos constitutivos desse processo social. Mundo Agrário, 16(32), 1-32. Recuperado de https://www.mundoagrario.unlp.edu.ar/article/view/MAv16n32a10
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Becker, A. P. S. & Martins-Borges, L. M. (2015). Dimensões psicossociais da imigração no contexto familiar. Boletim Academia Paulista de Psicologia, 35(88), 126-144. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/946/94640400009.pdf
Bittencourt, L. N., Matheus, T. V. & Tavanti, R. M. (2018). Ações culturais e juventudes em m’ boi mirim: um debate sobre políticas públicas e vulnerabilidades. Athenea Digital, 18(3), 1-25. doi: https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1975
Brasil. (2010). Programa Bolsa Família. Brasília: Secretaria Especial de Desenvolvimento. Recuperado de http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia
Bulhões, L. & Abrantes, A. A (2016). Idade adulta e o desenvolvimento psíquico na sociedade de classes – juventude e trabalho. In M. Martins, A. A. Abrantes & M. G. D. Facci (Orgs.), A periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico- do nascimento a velhice (pp. 241-265). Campinas, SP: Autores Associados.
Caetano, E. & Azevedo, E. E. F. N. (2017). Políticas Públicas e Juventudes: Algumas particularidades do caso brasileiro. Polis, 16(48), 37-59. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/305/30554026003.pdf
Castro, E. G. (2009). Juventude rural no Brasil: processos de exclusão e a construção de um ator político. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, Manizales, 7(1), 179-208. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/773/77307108.pdf
Clemente, F. A. S. & Morosini, M. C. (2020). Competências interculturais: interlocuções conceituais e uma proposta de releitura para a educação superior. Educação e Pesquisa, 46, 1-20. doi: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216262
Corrochano, M. C. (2013). Jovens trabalhadores: expectativas de acesso ao ensino superior. Avaliação, 18(1), 23-44. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2191/219125744003.pdf
Dantas, S., Ueno, L., Leifert, G. & Suguiura, M. (2010). Identidade, migração e suas dimensões psicossociais. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, 18(34), 45-60. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/4070/407042011004.pdf
Dantas, S. (2017). Saúde mental, interculturalidade e imigração. Revista USP, (114), 55-70. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/142368/137500
Freitas, I. C. M. & Braga, J. R. M. (2013). Os universitários viajantes: suas práticas e sociabilidades. O público e o privado, (21), 91-108. Recuperado de http://www.seer.uece.br/?journal=opublicoeoprivado&page=article&op=view&path%5B%5D=651&path%5B%5D=755
Furlani, D. D. & Bomfim, Z. A. C. (2010). Juventude e afetividade: tecendo projetos de vida pela construção dos mapas afetivos. Psicologia e Sociedade, 22(1), 50-59. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/3093/309326443006.pdf
Leite, J. F., Macedo, J. P. S., Dimenstein, M. & Dantas, C. (2013). A formação em Psicologia para a atuação em contextos rurais. In J. F. Leite & M. D. Dimenstein (Orgs.), Psicologia e contextos rurais (pp. 27-55). Natal: EDUFRN.
Marinho, D. L. (2014). Estratégias de Transformação Social no Campo: A Formação de Jovens da Escola Família Agrícola de Marabá-PA. In M. A. Menezes, V. L. Stropasolas & S. B. Barcellos (Orgs.), Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil (p. 164-176). Brasília: Presidência da República.
Menezes, M. A., Stropasolas, V. L. & Barcellos, S. B. (2014). Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil. Brasília: Presidência da República.
Miranda, P. R. A., Giacomozzi, A. I. & Fiorott, J. G. (2021). Processos Grupais com Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social. Rev. Polis e Psique, 11(2), 225-244. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/103393/63739
Monteiro Neto, F. F. (2008). Adaptação psicológica e sociocultural de jovens Oriundos de famílias imigrantes dos PALOP. Psicologia, Educação e Cultura, 12(2), 435-450. Recuperado de https://hdl.handle.net/10216/99793
Mühlen, B. K. V., Dewes, D. & Leite, J. C. C. (2010). Stress e processo de adaptação em pessoas que mudam de país: uma revisão de literatura. Portal Rede Metodista, 12(24). doi: http://dx.doi.org/10.15602/1983-9480/cmbs.v12n24p59-67
Oliveira, L. B. & Feliciano, C. A. (2016). Entre o campo e a cidade: reflexões sobre o espaço da juventude camponesa. Revista Pegada, 17(2), 108-225. Recuperado de http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/4678/3588
Ramos, N. (2009). Saúde, migração e direitos humanos. Mudanças, 17(1), 1-11. doi: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v17n1p1-11
Redin, E. & Silveira, P. R. C. (2012). Juventude rural: experiências e perspectivas. In V. F. Santos, H. A. G. Vela & P. R. C. Silveira (Orgs.), Educação rural no mundo contemporâneo (pp. 175-208). Santa Maria: UFSM.
Redin, E. (2017). Políticas educacionais e juventude rural no ensino superior. Educar em Revista, (63), 237-252. doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.44861
Sen, A. (2000). Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras.
Ximenes, V. M., Moura Júnior, J. F., Cruz, J. M., Brito, L. S. & Sarriera, J. C. (2016). Pobreza Multidimensional e seus Aspectos Subjetivos em Contextos Rurais e Urbanos Nordestinos. Estudos de Psicoogia., 21(2), 146-156. doi: 10.5935/1678-4669.20160015
Zago, N. (2006). Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de percursos de estudantes universitários de camadas populares camadas populares. Revista Brasileira de Educação, 11(32), 226-370. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
Authorship Responsibility:
First author: ______________________________________________________________________
Manuscript title:___________________________________________________________________
Manuscript Number:________________________________________________________________
Co-author(s) identification (in the order that they should appear in the manuscript):____________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1. Author Statement of Responsibility: - By this statement I guarantee, that in case of multiple authors, they read and agreed with the terms of this statement, granting me, through their written authorization, the right to sign this statement on their behalf; - Certify that it is an original and unpublished work, that neither, partially or totally, any other work with substantially similar content, of my authorship, was published or is being considered for publication elsewhere, electronically or printed; - Certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining the information data on which the article was based, for examination by the editors; - Certify that all authors have participated sufficiently in this work, holding also the public responsibility for their content. In case of articles with more than six authors, the statement must specify the type(s) of participation(s) of each author, as specified below: - It is certify that In this work, (1) I, significantly contributed to the design, planning, collection and/or analysis and interpretation of data; (2) significantly contributed to the manuscript draft and/or in the critical revision of the content, (3) Participated effectively in the approval of the final version of the manuscript.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date:____________________________________________________________________________
Copyright Transfer:
It is stated that, in case of recommendation for publication (acceptance) of the manuscript, I agree that its copyrights shall become the exclusive property of the journal Polis e Psique, implying the prohibition of any form of reproduction, totally or partially, in any other part or means of divulgation, printed or electronic, without the request of a prior authorization that, if obtained, I will provide the proper acknowledgment to the Polis e Psique Journal from Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date: