Implicações psicossociais da migração rural-urbana para jovens universitários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.117924

Keywords:

Juventude; Migração; Ensino Superior.

Abstract

Neste trabalho discute-se como os processos migratórios podem produzir efeitos psicossociais, de diferentes ordens, dimensões e com especificidades, quando se trata da relação entre rural e urbano. O objetivo é identificar relações entre os modos de vida dos jovens universitários e a migração rural-urbana na realidade brasileira. Com base qualitativa, foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com jovens universitários, de comunidades rurais, integrantes da assistência estudantil de uma instituição pública de ensino superior. Os resultados apontaram que o modo de vida dos jovens universitários que vivenciam a migração rural-urbana está atravessado por inúmeros desafios, dentre os quais a pobreza. Apresentou-se dilemas provenientes da migração para os universitários viajantes, que refletem na mudança do modo de socialização, no distanciamento dos vínculos familiares e na mudança cultural. Concluiu-se que é importante pensar políticas de assistência estudantil que considerem a dimensão socioeconômica e subjetiva, favorecendo o acesso e a permanência do estudante na universidade.

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Author Biographies

Alexsandra Maria Sousa Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade Luciano Feijão (FLF)

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) (conclusão 2020.1). Mestra em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará (conclusão em 2014.1). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, campus Sobral (Conclusão em 2011.2). Professora da Faculdade Luciano Feijão (FLF), área: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social e Psicologia Comunitária. Professora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI-UECE). Membro do Núcleo de Psicologia Comunitária (UFC) e participante do grupo de pesquisa sobre Impactos da pobreza no desenvolvimento da saúde comunitária: avaliação psicossocial de comunidades rurais nas regiões Nordeste, Norte e Sul. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia Social e Saúde (Faculdade Luciano Feijão - FLF), no CNPq. Tem experiências nas seguintes áreas: Docência, Intervenção em Psicologia Social e Comunitária, Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aprendizagem, Políticas Públicas. Desenvolvimento de pesquisas no campo da Psicologia Social e Comunitária, juventude, escola, protagonismo e pobreza.

Verônica Morais Ximenes, Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutora em Psicologia - Universidade de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora Associado IV da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora e vice-coordenadora do Mestrado em Psicologia e da graduação em Psicologia e vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação. Em 2003, assumiu uma coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), que desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. Foi coordenadora do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2014-2016) e atualmente é Tesoureira da ANPEPP (gestão 2016-2018). Foi presidente da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. . Desenvolve pesquisas sobre as estimativas psicossociais da pobreza em parceria com a Universidade Autônoma de Yucatán (México). É membro da Red Latinonamericana de Formación en Psicología Comunitária. Direciona suas atividades acadêmicas nos seguintes temas: psicologia comunitária, saúde comunitária, psicossociais da pobreza, políticas públicas, atividade comunitária, desenvolvimento comunitário, conscientização e sentimento de comunidade.Pesquisadora do CNPq - PQ-2

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Published

2023-04-13

How to Cite

Silva, A. M. S., & Ximenes, V. M. (2023). Implicações psicossociais da migração rural-urbana para jovens universitários. Revista Polis E Psique, 12(3), 68–89. https://doi.org/10.22456/2238-152X.117924

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Artigos