Corpo e processos formativos em tempos de pandemia

Autores

  • Gilead Marchezi Tavares
  • Alice Duda Sampaio
  • Aressa Manucia Miranda Alves

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.119544

Palavras-chave:

Formação, Aprendizagem inventiva, Corpo, Movimento.

Resumo

Este artigo discute processos formativos partindo da análise do corpo e do movimento nas artes performativas para pensar um ethos de aprendizagem inventiva. As limitações impostas pela pandemia da COVID-19 compuseram o debate, tornando a investigação uma análise de experiência, na medida em que as pesquisadoras envolveram seu corpo e seu conhecimento, focalizando seu próprio processo formativo em meio ao isolamento social e ao uso das mídias digitais. Utilizou-se a pesquisa-intervenção para acompanhar os processos de transformação aos quais as pesquisadoras estavam sujeitas na medida em que investigavam. Indica-se novos modos de aprender, lançando mão do dispositivo grupal num ethos de aprendizagem inventiva.

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Biografia do Autor

Gilead Marchezi Tavares

Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Alice Duda Sampaio

Graduanda em Psicologia, Estudante em Iniciação Científica pela na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Aressa Manucia Miranda Alves

Aressa Manucia Miranda Alves, Psicóloga, Graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Marchezi Tavares, G., Duda Sampaio, A., & Manucia Miranda Alves, A. (2023). Corpo e processos formativos em tempos de pandemia. Revista Polis E Psique, 12(3), 111–125. https://doi.org/10.22456/2238-152X.119544

Edição

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Artigos

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