Para além das Ciências Moles (e Duras) em direção à complementaridade nas maneiras de conhecer

um comentário sobre a centralidade da Pesquisa Qualitativa Crítica no campo da Saúde

Autores

  • Edison de Jesus Manoel Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.145680

Palavras-chave:

Ciências da saúde, Pós-graduação, Principio da complementaridade

Resumo

No presente comentário sobre a proposta de Gastaldo e Eakin para a prática das Ciências Moles no campo da Saúde, eu argumento que o rótulo Mole pode não funcionar em campos acadêmicos que não a língua inglesa como nativa no sentido de mostrar a importância das Ciências Humanas e Sociais. Concordo com a ênfase que elas dão ao ensino do pensamento crítico e sugiro uma mudança mais radical no sentido de rever toda pós-graduação de maneira a abarcar conhecimentos e saberes da ciência, filosofia e artes. Finalmente, argumento em favor do princípio da complementaridade como um ponto de partida para articular conhecimentos não apenas de diferentes ciências, Naturais e Sociais, mas também encampar várias formas de conhecer incluindo as sabedorias ancestrais

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Biografia do Autor

Edison de Jesus Manoel, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP

Professor Titular do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte - USP; Investiga processos de desenvolvimento da ação motora envolvendo modularidade e variabilidade na ação e o contexto do desenvolvimento; Investiga a cognição encarnada e suas implicações para o entendimento do conhecimento na educação física escolar e para o desenvolvimento de programas de esporte para crianças e jovens.

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

MANOEL, E. de J. Para além das Ciências Moles (e Duras) em direção à complementaridade nas maneiras de conhecer: um comentário sobre a centralidade da Pesquisa Qualitativa Crítica no campo da Saúde. Movimento, [S. l.], v. 31, p. e31001, 2025. DOI: 10.22456/1982-8918.145680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/145680. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Temas Polêmicos