Treinadores de futsal brasileiros de elite
aspectos influenciadores da escolha da profissão e da construção da competência profissional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127904Palavras-chave:
Treinadores, Futsal, Esporte de alto rendimento, Competência profissionalResumo
A relevância do futsal brasileiro no cenário mundial é reconhecida pela sua prática massiva e conquistas internacionais. Neste contexto, compreender aspectos envoltos de uma função relevante, a de treinador, torna-se fundamental. O objetivo deste estudo foi investigar as percepções de treinadores brasileiros de elite sobre os aspectos influenciadores na escolha da profissão e os conhecimentos fundamentais necessários à competência profissional. Realizaram-se entrevistas em profundidade com 10 treinadores de elite. Os resultados sugerem que a influência familiar, a exposição prolongada à prática, à escola e aos seus treinadores enquanto atletas foram fundamentais nas suas trajetórias. O conhecimento específico do futsal, a leitura de jogo e a tomada de decisão parecem ser relevantes para a competência na função. Por fim, a relação aberta, de troca e cobrança com os atletas demonstram ser essenciais no contexto prático e a busca pelo desenvolvimento dos atletas é realizada de maneira global.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Gabriela et al. A motivação para a prática do futebol de campo: um estudo com jovens atletas. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 9 n. 13, p. 2-12, 2019.
ANTUNES, Hélio; SOARES, Jorge; RODRIGUES, José. Avaliação de desempenho dos treinadores nos clubes desportivos. In: RODRIGUES, José; SIQUEIRA, Pedro (ed.). Contributos para a formação de treinadores de sucesso. Lisboa: Centro de Investigação em Qualidade de Vida, 2017. p. 221-253.
AREDE, Jorge et al. Treinadores de excelência: características diferenciadoras. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, v. 4, n. 2, p. 1-10, 2014.
BALBINOTTI, Marcos et al. Motivação à prática regular de atividades físicas e esportivas: um estudo comparativo entre estudantes com sobrepeso, obesos e eutróficos. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, n. 3, p. 384-394, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/motriz/a/cSRVxLCqzXtjYs5pWswVZpq/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Cidadania. Secretaria Especial do Esporte. 2016. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/ver-todos/212-noticias/noticias-snfut. Acesso em: 17 mai. 2021.
BRASIL, Vinicius Zeilmann et al. A aprendizagem profissional de treinadores de futsal. Revista Mineira de Educação Física, v. 9, p. 971-976, 2013.
BRASIL, Vinícius Zeilmann et al. A trajetória de vida do treinador esportivo: as situações de aprendizagem em contexto informal. Movimento, v. 21, n. 3, p. 815-829, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.50773
CALLARY, Bettina; WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. How meaningful episodic experiences influence the process of becoming an experienced coach. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 4, n. 3, p. 420-438, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2012.712985
CALLARY, Bettina; WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. Shaping the way five women coaches develop: their primary and secondary socialization. Journal of Coaching Education, v. 4, n. 3, p. 76-96, 2011. DOI: https://doi.org/10.1123/jce.4.3.76
CAREGNATO, André et al. A produção científica sobre futsal: análise de dissertações e teses publicadas no portal da Capes entre 1996-2012. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 15-34, 2015. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n46p15
COPE, Ed et al. An investigation of professional top-level youth football coaches’ questioning practice. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 8, n. 4, p. 380-393, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2016.1157829
CORTELA, Caio et al. Associação entre formação inicial e autopercepção de competência profissional de treinadores de tênis. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 3, n. 2, p. 32-42, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323760456_Associacao_entre_formacao_inicial_e_autopercepcao_de_competencia_profissional_de_treinadores_de_tenis. Acesso em: 10 jul. 2023.
CORTELA, Caio et al. Formação continuada e autopercepção de competência: um estudo com treinadores de tênis. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y la Salud, v. 17, n. 2, p. 126-141, 2019. Disponível em: https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1659-44362020000100214&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.
CÔTÉ, Jean; GILBERT, Wade. An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, p. 307-323, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409789623892
CUNHA, Gabriel et al. Necessidades de formação para o exercício profissional na perspectiva do treinador de futebol em função da sua experiência e nível de formação. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 4, p. 931-941, 2010. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n4p931
CULVER, Diane; TRUDEL, Pierre. Cultivating coaches’ communities of practice: developing the potential for learning through interactions. In: JONES, Robyn (ed.). The sports coach as educator. London: Routledge, 2006. p. 115-130.
DAVIES, Matthew; BLOOM, Gordon; SALMELA, John. Job satisfaction of accomplished male university. International Journal Sport Psychology, v. 36, p. 173-192, 2005.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitative. In: DENZIN, Norman (ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.15-41.
DIAS, Cláudia; CRUZ, José; FONSECA, Antônio. Emoções, stress, ansiedade e coping: estudo qualitativo com atletas de elite. 2009. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 9, n. 1, p. 9-23. 2009. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.09.01.09
DUBAR, Claude. A socialização: construção de identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 2005.
DUFFY, Patrick. Implementation of the Bologna process and model curriculum development in coaching. In: PETRY, Karen et al. (ed.). Higher education in sport in Europe: from labour market demand to training supply. Maidenhead: Meyer & Meyer Sport, 2008. p. 80-108.
EGERLAND, Ema et al. Potencialidades e necessidades profissionais na formação de treinadores desportivos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 2, p. 31-38, 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3302. Acesso em: 10 jul. 2023.
EGERLAND, Ema; NASCIMENTO, Juarez; BOTH, Jorge. As competências profissionais de treinadores esportivos catarinenses. Motriz: Revista de Educação Física, v. 15, n. 4, p. 890-899, 2009. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i3.8285
ELO, Satu et al. Qualitative content analysis: a focus on trustworthiness. SAGE Open, v. 4, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/2158244014522633
FERNANDES, Susana Margarida Gonçalves Caires. Vivências e percepções do estágio pedagógico: a perspetiva dos estagiários da Universidade do Minho. 2002. 330 f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, Braga, 2002.
FERREIRA, Heidi; SALLES, José; MOURÃO, Ludmila. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 1, p. 21-29, 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22755. Acesso em: 10 jul. 2023.
FERREIRA, Heidi; SALLES, José; MOURÃO, Ludmila; MORENO, Andrea. A baixa representatividade de mulheres como técnicas esportivas no Brasil. Movimento, v. 19, n. 3, p. 103-124, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.29087
FIFA - FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL ASSOCIATION. Futsal – Fifa’s development programmes and guidelines. Zurich: FIFA, 2015. Disponível em: https://digitalhub.fifa.com/m/78f80253d0be47ad/original/yvjybimaeii6ky8zdwpe-pdf.pdf. Acesso em: 1 set. 2022.
FIGUEIREDO, Cássio Ferreira; SILVA, Henrique Luís Borges. Importância atribuída aos determinantes do desempenho no futsal. 2018. 33f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018. Disponível em: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1466. Acesso em: 1 set 2022.
FONSECA, Gerard; STELA, Erika. A influência parental na participação dos filhos no futsal competitivo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol-RBFF, v. 8, n. 28, p. 3-12, 2016. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/379. Acesso em: 10 jul. 2023.
FONSECA, Joana; MESQUITA, Isabel. Desenvolvimento da identidade profissional do treinador desportivo: uma área a explorar. In: MESQUITA, Isabel. Investigação na formação de treinadores: identidade profissional e aprendizagem. Porto: CIFI2D, 2016. p. 87-123.
GALATTI, Larissa et al. Trajetória no basquetebol e perfil sociodemográfico de atletas brasileiras ao longo da carreira: um estudo com a liga de basquete feminino (LBF). Movimento, v. 27, p. 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.106017
GALATTI, Larissa; SANTOS, Yura; KORSAKAS, Paula. A coach developers’ narrative on scaffolding a learner-centred coaching course in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 6, n. 3, p. 339-348, 2019. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2018-0084
GARCIA, Geison da Silva. Um estudo sobre a formação de treinadores de esporte de alto rendimento de modalidades olímpicas no Rio Grande do Sul. 2018.137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILBERT, Wade; CÔTÉ, Jean; MALLETT, Clifford. Developmental paths and activities of successful sport coaches. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 1, n. 1, p. 69-76, 2006. DOI: https://doi.org/10.1260/174795406776338526
GILBERT, Wade; TRUDEL, Pierre. The role of deliberate practice in becoming an expert coach: part 2–reflection. Olympic Coach Magazine, v. 24, n. 1, p. 35-44, 2013. Disponível em: https://www.teamusa.org/-/media/TeamUSA/SportPerformance/coaching/Olympic-Coach-E-Mag/Winter-2013---FINAL.pdf?la=en&hash=8E210B03FA933AA53610039756236D53603F6BD9. Acesso em: 10 jul. 2023.
GOMES, Antônio; CRUZ, José. Relação treinador-atleta e exercício da liderança no desporto: a percepção de treinadores de alta competição. Estudos de Psicologia, v. 11, n. 1, p. 5-15, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2006000100002
GOMES, Antônio; RESENDE, Rui. Assessing leadership styles of coaches and testing the augmentation effect in sport. In: MOHIYEDDINI, Changiz (ed.) Contemporary topics and trends in the psychology of sports. New York: Nova Science Publishers, 2014. p. 115-137.
GOMES, Patrícia; QUEIRÓS, Paula; BATISTA, Paula. A socialização antecipatória para a profissão docente: estudo com estudantes de Educação Física. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. 28, p. 167-192, 2014. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/1312. Acesso em: 10 jul. 2023.
GOMES, Rui; PAIVA, Paulo. Liderança, compatibilidade treinador-atleta e satisfação no andebol: percepção de atletas novatos e experientes. Psico-USF, v. 15, n. 2, p. 235-248, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000200011
JARDIM FILHO, Carlos Eduardo D. de Abranches. A prática esportiva como alternativa para uma educação integral através dos valores olímpicos. Olimpianos-Journal of Olympic Studies, v. 6, p. 1-14, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.30937/2526-6314.v6.id148
JIMÉNEZ SÁIZ, Sergio et al. Factores que favorecen el desarrollo de la pericia en entrenadores expertos en baloncesto. Cultura, Ciencia y Deporte, ano 4, n. 6, v. 2, p. 145-149, 2007. Disponível em: https://repositorio.ucam.edu/bitstream/handle/10952/223/pag145_149.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 jul. 2023.
JIMÉNEZ SÁIZ, Sergio; LORENZO CALVO, Alberto; IBÁNEZ GODOY, Sergio. El desarrollo de la pericia en los entrenadores españoles expertos en baloncesto. Revista Internacional de Ciencias del Deporte- RICYDE, v. 5, n. 17, p. 19-32, 2009. DOI: https://doi.org/10.5232/ricyde2009.01702
JONES, Robyn L.; WALLACE, Mike. Another bad day at the training ground: Coping with ambiguity in the coaching context. Sport, Education and Society, v. 10, n. 1, p. 119-134, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1357332052000308792
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MALLETT, Clifford et al. Formal vs. informal coach education. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, p. 325-364, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409789623883
MAQUIAVELI, Giulia et al. O desafio da dupla carreira: análise sobre os graus acadêmicos de atletas de elite do futsal feminino brasileiro. The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE), v. 13, n. 1, p. 54-80, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/80417/43753. Acesso em: 10 jul. 2023.
MARQUES, Renato; MARCHI JUNIOR, Wanderley. A cobertura midiática sobre o futsal masculino no Brasil: perspectiva dos atletas da seleção brasileira principal. Movimento, v. 25, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.75560
MARQUES FILHO, Cesar et al. A produção científica sobre treinadores de futsal no Brasil. Pensar a Prática, v. 24, 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.64620
MARTINS, Ariel; HERNANDEZ, José; VOSER, Rogério. A pesquisa científica no futsal: uma revisão descritiva. 2008. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 12., 2008, [Anais...]. Porto Alegre: UFRGS/ Ministério do Esporte, 2008.
MATIAS, Cristino; GRECO, Pablo. Cognição & ação nos jogos esportivos coletivos. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 252-271, 2010. Disponível em: https://www.cienciasecognicao.org/pdf/v15_1/m123_09.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
MENDONÇA, Taina; AZEVEDO, Ângela.. A produção acadêmico-científica sobre o futsal no período de 2012-2016. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 20; CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 7., 2017, [Anais...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2017, p. 1637-1638. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2017/7conice/paper/view/10108/4923. Acesso em: 5 mar. 2022.
MESQUITA, Isabel et al. A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 1, p. 25-38, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708. Acesso em: 10 jul. 2023.
MESQUITA, Isabel et al. Coach learning and coach education: Portuguese expert coaches’ perspective. The Sport Psychologist, v. 28, n. 2, p. 124-136, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.2011-0117
MESQUITA, Isabel et al. Handball coaches’ perceptions about the value of working competences according to their coaching background. Journal of Sports Science & Medicine, v. 10, n. 1, p. 193-202, 2011.
MESQUITA, Isabel et al. How can learner-oriented scaffolding strategies be implemented in coach education? a case study. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 94, n. 1, p. 216-225, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/02701367.2021.1961994
MESQUITA, Isabel; FARIAS, Cláudio. A cultura de "boas práticas" pedagógicas na promoção da adesão e afiliação ao desporto. In: Pedagogia do Desporto Manuais de Formação Geral. Cursos de Treinadores de Desporto Grau I. Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude, 2021. p. 33-48. Disponível em: http://be.age-mgpoente.pt/view/536/Pedagocia%20Didatica%20do%20Desporto%20-%20Isabel%20Mesquita%20%5Bet.al.%5D.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
MESQUITA, Isabel; GOMES, Rúben. O desempenho do papel no alto rendimento: do treinador socializado ao treinador autónomo. In: MESQUITA, Isabel; GOMES, Rúben. Coaching do Treino Desportivo Manuais de Formação Geral. Cursos de Treinadores de Desporto Grau III. Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude, 2021. p. 32-48. Disponível em: https://ipdj.gov.pt/documents/20123/3644128/PNFT2021_Coaching_GIII.pdf/497c3f32-9032-7d34-6ecc-ec4ce1c28bee?t=1662375358255. Acesso em: 10 jul.. 2023.
MILISTETD, Michel et al. Formação de treinadores esportivos: orientações para a organização das práticas pedagógicas nos cursos de bacharelado em educação física. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/33533/20828. Acesso em: 10 jul. 2023.
MILISTETD, Michel; TOZETTO, Alexandre; CORTELA, Caio. Coleção Cadernos do Treinador: coaching esportivo e competências profissionais. Florianópolis: NUPPEUFSC, 2021. v. II, 78 p. Disponível em: https://unigra.com.br/arquivos/cadernos-do-treinador:-coaching-esportivo-e-competencias-profissionais-.pdf. Acesso em: 8 jul. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo. Hucitec, 2000.
MOIOLI, Altair. A relação das novas mídias de comunicação e o esporte: rupturas e conflitos para a formação moral a partir da representação social do futebol. 2013. 301 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Instituto de Biociências de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.
MOLETTA, Andréia et al. Treinadores e treinadoras de basquetebol de Santa Catarina: o desenvolvimento da aprendizagem formal, informal e não-formal. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, v. 15, n. 3, p.197-206, 2019. Disponível em: http://ojs.e-balonmano.com/index.php/revista/article/view/481. Acesso em: 10 jul. 2023.
MOORE, Richard et al. A systematic review of futsal literature. American Journal of Sports Science and Medicine, v. 2, n. 3, p. 108-116, 2014. DOI: https://doi.org/10.12691/ajssm-2-3-8
MORÃO, Kauan et al. Redes sociais virtuais e o contexto esportivo: alterações emocionais em atletas. In: SIMPOSIO NACIONAL ABCiber, 9., São Paulo, 2016. [Anais...]. São Paulo: PUC, p. 1166-1170, 2016. Disponível em: https://abciber.org.br/anaiseletronicos/wp-content/uploads/2016/trabalhos/redes_sociais_virtuais_e_o_contexto_esportivo_alteracoes_emocionais_em_atletas_kauan_galvao_morao.pdf. Acesso em: 2 set. 2022.
MORBI, Murilo; MATEU, Pau; MARQUES, Renato. Tornando-se um treinador de futsal de elite: um estudo de caso brasileiro. Movimento, v. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.101341
NASCIMENTO, Matheus. Análise da influência de ações técnico-táticas no desempenho de equipes de Futsal através do Scout. Revista Brasileira de Futsal e Futebol-RBFF, v. 12, n. 47, p. 46-51, 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/875. Acesso em: 10 jul. 2023.
NASCIMENTO JUNIOR, José et al. Análise do estresse psicológico pré-competitivo e estratégias de coping de jovens atletas de futebol de campo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 18, n. 4, p. 45-53, 2010. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/1649. Acesso em: 10 jul. 2023.
NELSON, Lee; CUSHION, Christopher; POTRAC, Paul. Formal, nonformal and informal coach learning: a holistic conceptualisation. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 1, n. 3, p. 247-259, 2006. DOI: https://doi.org/10.1260/174795406778604627
NICHOLLS, Scott et al. Elite coaches’ use and engagement with performance analysis within Olympic and Paralympic sport. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 18, n. 5, p. 764-779, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/24748668.2018.1517290
PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods. 2. ed. Newbury Park, CA: Sage, 1990.
PAZO HARO, Clara et al. La formación de los jugadores de fútbol de alta competición desde la perspectiva de los coordinadores de cantera. Apunts. Educación física y deportes, n. 104, p. 56-65, 2011. DOI: https://dx.doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2011/2).104.06
PIZARRO, David et al. The effects of a nonlinear pedagogy training program in the technical-tactical behaviour of youth futsal players. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 14, n. 1, p. 15-23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1747954118812072
RAMOS, Valmor et al. A aprendizagem profissional - as representações de treinadores desportivos de jovens: quatro estudos de caso. Motriz: Revista de Educação Física, v. 17, n. 2, p. 280-291, 2011. DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p280
RAMOS, Valmor et al. Trajetória de vida de treinadores de surfe: análise dos significados de prática pessoal e profissional. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, p. 815-834, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.30335
RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinicius; GODA, Ciro. A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens surfistas. Revista da Educação Física/UEM, v. 23, n. 3, p. 431-442, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.15320
REINA-GÓMEZ, Álvaro; HERNÁNDEZ-MENDO, Antônio. Revisión de indicadores de rendimiento en fútbol. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte - RICAFD, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2012. DOI: https://doi.org/10.24310/riccafd.2012.v1i1.1990
RESENDE, Rui. Filosofia do treinador e sua implementação com eficácia. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 4, n. 3, p. 51-59, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rui-Resende/publication/330842415_Filosofia_do_Treinador_e_sua_Implementacao_com_Eficacia/links/5c574172458515a4c755b6cc/Filosofia-do-Treinador-e-sua-Implementacao-com-Eficacia.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
ROSADO, António. Um perfil de competências do treinador desportivo. In: SARMENTO, Pedro; ROSADO, Antonio; RODRIGUES, José (ed.), Formação de treinadores desportivos. Rio Maior: Escola Superior de Desporto de Rio Maior Edições, 2000. p. 20-56.
ROSADO, António; MESQUITA, Isabel. A formação para ser treinador. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS, 1., 2007. [Anais...]. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2007.
SAMPAIO, Gabriela Breggue da Silva. Formação de treinadores de ginástica rítmica: perspectivas de aprendizagem ao longo da vida. 2017. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Desportos - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
SANTOS, Ana; MESQUITA, Isabel. Percepção dos treinadores sobre as competências profissionais em função da sua formação e experiência. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 12, n. 4, p. 275-281, 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-0037.2010V12N4P275
SANTOS, Fernando; LOPES, Hélder; RODRIGUES, José. A instrução dos treinadores e o comportamento dos atletas em competição. Estudo preliminar das expectativas, comportamentos e percepção no futebol jovem. Revista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, v. 1, n. 2, p. 218-235, 2013. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/files/revista_scpd_n2.pdf. Acesso em: 10 jul. 2023.
SAWITZKI, Rosalvo. Redimensionamento da utilização dos espaços públicos nas cidades. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22 n. 2, p. 557-569, 2019. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.13581
SILVA, Luís Felipe; PRADO, Hudson; SCAGLIA, Alcides. Competências requeridas ao treinador de futebol: um olhar a partir dos jogadores de futebol. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 24-39, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5734. Acesso em: 10 jul. 2023.
SOARES, Jorge; ANTUNES, Hélio; RODRIGUES, José. Avaliação de desempenho dos treinadores desportivos: da inexistência de um instrumento estruturado à valorização dos resultados desportivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 3, p. 431-440, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000300008
SPARKES, Andrew; SMITH, Brett. Qualitative research methods in sport, exercise and health. New York: Routledge, 2014.
TOZETTO, Alexandre et al. Football coaches’ development in Brazil: a focus on the content of learning. Motriz: Revista de Educação Física, v. 23, n. 3, p. 1-9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-6574201700030017
VERZANI, Renato et al. Interferências da cibercultura em atletas de alto rendimento: olhar sobre futebolistas. Revista Brasileira de Futsal e Futebol-RBFF, v. 10, n. 40, supl. 1, p. 583-588, 2018. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/637. Acesso em: 10 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
