Reflexões sobre a formação acadêmica na Educação Física à luz das tecnologias de si em Foucault

Autores

  • Flávio Soares Alves Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP http://orcid.org/0000-0002-1698-6535
  • Carlos José Martins Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro: Rio Claro, São Paulo, BR http://orcid.org/0000-0002-9255-1170

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122484

Palavras-chave:

Tecnologias de si, Educação Física, Formação, Processo de Subjetivação

Resumo

Este artigo busca respaldo nas concepções foucaultianas de ética e estética da existência para compor reflexões sobre a formação acadêmica na Educação Física. Como guisa à mobilização desse intento, se contextualiza a noção de “tecnologias de si”, encontrada na última etapa da obra de Michel Foucault. Na sequência, traçam-se aproximações, heterogêneas e diferenciais, entre a problemática ética colocada à constituição do sujeito e a formação acadêmica. Ainda que essas aproximações devam ser vistas com cautela – para não tomar as práticas de constituição dos sujeitos antigos como origem longínqua para forjar e explicar um modelo formativo para os sujeitos modernos – tais aproximações apontam para outras racionalidades não-hegemônicas que se contrapõem às lógicas capacitativas comumente atribuídas à formação acadêmica, que tendem a ser reduzidas apenas a seus aspectos instrumentais. Deste modo, as reflexões que aqui se avizinham não afirmam teorias gerais, tampouco verdades boas ou ruins sobre a formação, mas dão visibilidade para a composição de práticas discursivas e não-discursivas alternativas de elaboração e lapidação de si, estabelecidas nos jogos de força que as sustentam ao longo do percurso formativo.

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Biografia do Autor

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP

Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Unesp - Rio Claro (2001); Mestre em Artes pela Unicamp - Instituto de Artes (2006); Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2011). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de graduação: "Práticas Corporais e Autoconhecimento", "Atividades Rítmicas e Expressivas" e "Dança". É pesquisador e co-criador do Grupo "E-LABORE(si) - práticas corporais e tecnologias", liderado pelo prof. Dr. Carlos José Martins (Depto. de Educação Física - Unesp, Campus de Rio Claro). Docente do Programa de Pós-Graduação "Desenvolvimento Humano e Tecnologias", do Instituto de Biociências - Unesp, Campus de Rio Claro, responsável pela disciplina "Atentividade e Tecnologias de Si na Pesquisa Intervenção". Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação Física em Rede Nacional - PROEF (Polo de Rio Claro). Membro pesquisador dos grupos de pesquisa: "CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia" (EEFE- USP), liderado pela profa. Dra. Yara Maria de Carvalho, e grupo "Tecnologias e Processos de subjetivação" (Depto. Educação - Unesp - Campus de Rio Claro), liderado pelo prof. Dr. Romualdo Dias. Atual Coordenador do Conselho de Curso de Graduação da Educação Física - Depto. EF-IB-UNESP/RC. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro. Pesquisa os movimentos da invenção, a aprendizagem do/no corpo, o cuidado de si e a arte do viver na capoeira, dança e outras práticas corporais. A partir destes focos de trabalho movimenta suas investigações, tendo como referencial teórico-conceitual e metodológico a filosofia, as artes e as ciências humanas.

Carlos José Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro: Rio Claro, São Paulo, BR

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Mestrado Acadêmico e Doutorado) Recomendado pela CAPES 2009 / Conceito 5 Área Multidisciplinar Saúde. Professor participante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP (2010). Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Doutorado Sanduíche - Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne)/CETSAH-EHESS (2004). Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Atualmente é Professor Assistente Doutor Nível II (MS 3 II) no Depto. de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Filosofia Contemporânea, com ênfase no campo da filosofia e história das práticas corporais, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, filosofia, história, política, estética e gênero. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

ALVES, F. S.; MARTINS, C. J. Reflexões sobre a formação acadêmica na Educação Física à luz das tecnologias de si em Foucault. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29043, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.122484. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122484. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Ensaios