LAS CREENCIAS DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA ACERCA DE LA ENSEÑANZA DE LOS DEPORTES

Autores/as

  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64032

Palabras clave:

Enseñanza. Creencias. Docentes. Formación profesional.

Resumen

El objetivo del estudio fue analizar las creencias de estudiantes de Educación Física acerca de la enseñanza de los deportes. Se realizó una investigación cualitativa, con cuatro estudiantes del primer año del curso de Educación Física. Los datos se obtuvieron a través de entrevistas semiestructuradas, observación sistemática y procedimientos de estimulación de la memoria. Se encontró que los estudiantes privilegiaron las tareas de enseñanza analíticas, con énfasis en los aspectos motores; además, el predominio de las intervenciones verbales de tipo prescriptivo, evaluativo simple y descriptivo, fueron. Se concluye que los estudiantes entraron en la universidad con un conjunto de creencias sobre la enseñanza del deporte, las que representan estructuras coherentes de acción, similares a los modelos de enseñanza directa.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em bacharel em Educação Física (2013) pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/CEFID/UDESC) e do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE/CDS/UFSC).

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Doutorando em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsista CAPES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no ano de 2015. Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Pesquisador dos Laboratórios de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/CEFID e de Pedagogia do Esporte-LAPE/UFSC. Membro técnico da Associação Catarinense de Especialistas em Surfe e Escolas de Surfe-ACES.

Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Comportamento Motor. Graduado em Licenciatura em Educação Física (CEFID/UDESC). Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/UDESC), na linha de pesquisa Formação profissional para intervenção no âmbito da licenciatura e bacharelado, com ênfase em estudos sobre a autoeficácia.

Thais Emanuelli da Silva de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é pesquisador voluntário udesc/cefid do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte / UDESC e técnica de ginástica artística da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, inclusão, autopercepção de competência e professor.

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

É professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área do ensino de Graduação e Pós-graduação da Educação Física e esportes. Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens na Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Educação Fisica - Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a pedagogia do esporte. 

Publicado

2017-03-29

Cómo citar

SOUZA, J. R. de; BRASIL, V. Z.; KUHN, F.; BARROS, T. E. da S. de; RAMOS, V. LAS CREENCIAS DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA ACERCA DE LA ENSEÑANZA DE LOS DEPORTES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 133–146, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64032. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64032. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original