PHYSICAL EDUCATION STUDENT TEACHERS’ BELIEFS ABOUT SPORTS TEACHING

Authors

  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Filipy Kuhn Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64032

Keywords:

Teaching. Beliefs. Teacher. Professional training.

Abstract

This study looked into Physical Education student teachers’ beliefs about sports teaching. A qualitative study was conducted with four undergraduate students from the first year of PE. Data were collected using semi-structured interviews, systematic observation and memory stimulation procedures. Results indicated that student teachers focused on analytical tasks, with emphasis on motor aspects, and the prevalence of prescriptive, simple evaluative, and descriptive verbal interventions. It concludes that student teachers entered university with a set of beliefs about teaching that represent coherent structures of action, similar to direct teaching models.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em bacharel em Educação Física (2013) pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/CEFID/UDESC) e do Laboratório de Pedagogia do Esporte (LAPE/CDS/UFSC).

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Doutorando em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (bolsista CAPES). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no ano de 2015. Graduado em Educação Física no ano de 2009 pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Pesquisador dos Laboratórios de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF/CEFID e de Pedagogia do Esporte-LAPE/UFSC. Membro técnico da Associação Catarinense de Especialistas em Surfe e Escolas de Surfe-ACES.

Filipy Kuhn, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de pesquisa Comportamento Motor. Graduado em Licenciatura em Educação Física (CEFID/UDESC). Pesquisador do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física (LAPEF/UDESC), na linha de pesquisa Formação profissional para intervenção no âmbito da licenciatura e bacharelado, com ênfase em estudos sobre a autoeficácia.

Thais Emanuelli da Silva de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Florianópolis, SC.

Possui graduação em Educação Física-Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012) e mestrado em Curso de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é pesquisador voluntário udesc/cefid do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte / UDESC e técnica de ginástica artística da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, inclusão, autopercepção de competência e professor.

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Florianópolis, SC.

É professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área do ensino de Graduação e Pós-graduação da Educação Física e esportes. Possui Graduação em Educação Física (1991) e Especialização em Educação Física - Esporte Escolar (1994) pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestrado em Educação Fisica - Desporto para Crianças e Jovens na Universidade do Porto (1999) e Doutorado em Educação Fisica - Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2009) com tema voltado a pedagogia do esporte. 

Published

2017-03-29

How to Cite

SOUZA, J. R. de; BRASIL, V. Z.; KUHN, F.; BARROS, T. E. da S. de; RAMOS, V. PHYSICAL EDUCATION STUDENT TEACHERS’ BELIEFS ABOUT SPORTS TEACHING. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 133–146, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64032. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64032. Acesso em: 10 may. 2025.

Issue

Section

Original Articles