LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL RACISMO CONTRA NEGROS Y LOS INSULTOS RACIALES EN EL DEPORTE PROFESIONAL: EL CONTEXTO INTERNACIONAL

Autores/as

  • Lennon Giulio Santos de Farias Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0001-6573-3633
  • Léo Barbosa Nepomuceno Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0002-7473-9460
  • Luiz Sanchez Neto Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0001-9143-8048
  • Eduardo Vinícius Mota e Silva Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará. http://orcid.org/0000-0002-8214-1135

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104354

Palabras clave:

Racismo. Difamación. Opresión social. Atletas.

Resumen

El racismo es un fenómeno sociocultural que tiene una notable expresión en el deporte. El objetivo de esta investigación fue analizar la producción científica internacional sobre el racismo em los deportes profesionales entre 2008 y 2018. La búsqueda se realizó en dos bases de datos: Portal de la CAPES y revistas indexadas en el área de evaluación “Educación Física” de la Plataforma Sucupira. Fueron seleccionados 65 artículos que son analizados a partir de las categorías “insulto racial” y “racismo institucional”. Varios casos de injuria racial son analizados e ilustran las formas en que el racismo ha puesto obstáculos a las trayectorias de los atletas negros en diversas modalidades. A nivel institucional, se analizan campañas contra el racismo, así como formas racistas de discriminación presentes en deportes como fútbol, baloncesto, béisbol y fútbol americano. Destacamos la variedad de enfoques, la relevancia de los estudios y la importancia del tema para enfrentar el racismo en los campos deportivos estudiados.

 

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Biografía del autor/a

Lennon Giulio Santos de Farias, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Bacharel em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará.

Léo Barbosa Nepomuceno, Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). Instituto de Educação Física e Esportes da UFC, Fortaleza, Ceará.

Professor da Pós Graduação em Saúde Pública da UFC e do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES-UFC). Psicólogo. Especialista com Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mestre em Psicologia. Doutor em Saúde Coletiva.

Luiz Sanchez Neto, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Pedagogia da Motricidade Humana (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estudante pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP. Trabalhou em universidades na região metropolitana, interior e litoral de São Paulo (2001-16), em escola da rede pública municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede pública estadual (2007-8). Pesquisa temáticas relacionadas à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, autoestudo e narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e processos formativos permanentes de professores(as). Membro do grupo autônomo de Professores(as)-Pesquisadores(as) de Educação Física Escolar (desde 2005), NEPEF-FPCT (Unesp) [Antena CRIFPE-Brasil], GEPEFEC (USJT), da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network in Complexity, AERA - American Educational Research Association e ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011). Atualmente é coordenador do eixo de pesquisa sobre processos formativos colaborativos (Saberes em Ação - IEFEs), colaborador do projeto CASa de Interdisciplinaridade (UFC) e responsável pelas relações internacionais da Revista Brasileira de Educação Física Escolar.

Eduardo Vinícius Mota e Silva, Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

graduação em Educação Física pela ESEF de Jundiaí (1996), mestrado em Ciências da Motricidade (2002) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologia, ambos, pela UNESP - Rio Claro (2016). Atualmente é Professor Adjunto, em regime de dedicação exclusiva, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também exerce a Coordenação dos cursos diurnos de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no Ensino Superior atuando principalmente com os seguintes temas: atletismo, formação profissional,educação física escolar e história e cultura afro-brasileira. Além do Brasil, já apresentou trabalhos em Portugal, Argentina, Moçambique e Cuba.

Publicado

2020-10-09

Cómo citar

FARIAS, L. G. S. de; NEPOMUCENO, L. B.; SANCHEZ NETO, L.; SILVA, E. V. M. e. LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL RACISMO CONTRA NEGROS Y LOS INSULTOS RACIALES EN EL DEPORTE PROFESIONAL: EL CONTEXTO INTERNACIONAL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26074, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.104354. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104354. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Ensayos