O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS MENSAGENS MIDIÁTICAS VINCULADAS A CULTURA FITNESS EM REVISTAS DE BELEZA E SAÚDE?

Autores

  • Camila Rubira Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS, Brasil.
  • Gustavo da Silva Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.99487

Palavras-chave:

Estudantes. Imagem corporal. Cultura. Meios de comunicação.

Resumo

Partindo do princípio que a Cultura Fitness está presente nas mídias impressas e digitais atingindo circulação social, problematizamos o que estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental dizem sobre as mensagens midiáticas estampadas em capas de revistas de beleza e saúde. Para tanto, narrativas foram produzidas a partir de um grupo focal constituído por dez estudantes de uma escola municipal do Rio Grande/RS, as quais posteriormente foram tratadas através das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Como resultado, compomos dois discursos coletivos intitulados: “Negação de práticas invasivas” e “Legitimação de práticas naturais”. Neles, evidenciamos que os estudantes identificam o endereçamento de um padrão de corpo ideal culturalmente construído e projetado pelas mídias, revelando que as manifestações da Cultura Fitness adentram variados espaços atuando como conselheiras na educação dos corpos. Contudo, os mesmos consideram-se satisfeitos com a própria aparência, negando algumas práticas consideradas invasivas e legitimando outras entendidas como naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Rubira Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2022). Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015). Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019).

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rio Grande, RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutor em Educação em Ciências (FURG). É professor adjunto no Instituto de Educação/FURG atuando no Curso de Educação Física. Mantém ênfase de atuação e pesquisa nos seguintes temas: Memórias das Práticas de Corporais e de Divertimentos; Ginásticas; Práticas de Aventura na Natureza; Educação Física Escolar; Esportes e Mídias.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

SILVA, C. R.; FREITAS, G. da S. O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS MENSAGENS MIDIÁTICAS VINCULADAS A CULTURA FITNESS EM REVISTAS DE BELEZA E SAÚDE?. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26083, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.99487. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/99487. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais