NOS RASTROS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: O PROJETO DE LEGITIMAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE FLORIANÓPOLIS A PARTIR DO CURRÍCULO OFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.7532Palavras-chave:
Capacitação Profissional. História. Educação Física, CurrículoResumo
A lógica educacional da Escola Superior de Educação Física de Florianópolis (ESEF), criada no ano de 1973, previu a existência de dois currículos oficiais, um destinado aos homens e outro às mulheres. Baseados, sobretudo, nos estudos da Sociologia da Educação, o currículo oficial será aqui analisado sob a ótica de um elemento legitimador de disposições profissionais a serem adquiridas para a ocupação da posição profissional e social em questão. Assim, a arquitetura pedagógica da ESEF parece ter sido construída sobre pilares diferenciados e diferenciadores de identidades profissionais e sociais com base, sobretudo, em questões advindas das relações desiguais de gênero.Downloads
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