PHYSICAL EDUCATION AND INCLUSIVE EDUCATIONAL WORK

Authors

  • Anaís Suassuna Simões Rede SESI de ensino de São Paulo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
  • Ana Rita Lorenzini Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE
  • Rosangela Gavioli Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Departamento de Educação Física da UFPB Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73009

Keywords:

Educational inclusion. Physical Education. Education, elementary.

Abstract

We analyzed the educational work in Physical Education (PE) classes by relating it to the purposes of inclusion of students with disabilities at a regular, private school. In general, the research was in line with the critical-dialectical theoretical basis and thus with Kosik’s (2011) method of rising from abstract to concrete. Case study was used via documental study (teacher’s planning, Political-Pedagogical Project and the class’s profiles) and field study focused on: teacher, coordinator, psychologist, principal, and 21 students. After observing 12 lessons, we found that there was approximation with Critical-Overcoming PE through adjustments in lessons planning, activities, and materials used so that students could appropriate content. Analyses of the documents and interviews showed that there was no restriction on participation of students with disabilities, pointing out that inclusive work was accomplished.

 

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Author Biographies

Anaís Suassuna Simões, Rede SESI de ensino de São Paulo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Possui graduação em Educação física pela Universidade de Pernambuco (2012).Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB e membro do grupo de pesquisa ETHNÓS da ESEF-UPE. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Inclusiva

Ana Rita Lorenzini, Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade de Caxias do Sul (1983) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, ginástica, cultura corporal, currículo, inclusão escolar.

Rosangela Gavioli, Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP

Graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981) e em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987); graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994); mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990); doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde foi chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2009-2012); é coordenadora do Grupo de pesquisa CNPq Políticas de educação especial desde 2002; coordenou a Linha temática de pesquisa do Programa de Pós-graduação da Feusp (2004-2013) e foi vice coordenadora (2013-2014); foi coordenadora do Grupo de Trabalho Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped) no período de 2013 a 2015 e vice coordenadora (2005-2006; 2012) e compõe o Comitê Científico (2015-2017); foi membro da Comissão editorial da Revista Educação & Pesquisa (2013-2016) e editor chefe (2016-2018); desenvolve pesquisas na área de educação, com ênfase em políticas de educação especial.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Departamento de Educação Física da UFPB Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Tem Pós-Doutorado pela FEUSP e Livre-Docência pela UPE. É Doutor e Mestre em Educação pela UFPE, Especialista em Pedagogia do Esporte pela UFPE e Licenciado em Educação Física pela UPE. É Professor Associado IIG. da ESEF-UPE, atuando na graduação, na especialização, no Mestrado e Doutorado em Educação Física. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas, particularmente as escolares. É membro do Grupo de Pesquisa ETHNÓS da ESEF-UPE.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Universidade de Pernambuco (UPE). Escola Superior de Educação Física. Recife, PE Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

Livre-Docência pela UPE. Doutor e Mestre em Educação pela UFPE. Especialista em: Educação Física Escolar (UGF); Ciência e Técnica da Natação (UFG); Educação Física Não Formal (UFPE) e Administração Escolar (UPE). Licenciado em Educação Física e Técnico em Desporto pela UFPE. É professor Associado IIIA da ESEF-UPE, atuando no curso de Licenciatura em Educação Física; na coordenação do curso de Especialização em Educação Física Escolar e no programa Associado de Pós-graduação (Mestrado/Doutorado) em Educação Física UPE/UFPB . Membro do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE. Tem experiência nas áreas de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores.

Published

2018-03-29

How to Cite

SIMÕES, A. S.; LORENZINI, A. R.; GAVIOLI, R.; CAMINHA, I. de O.; SOUZA JÚNIOR, M. B. M. de; MELO, M. S. T. de. PHYSICAL EDUCATION AND INCLUSIVE EDUCATIONAL WORK. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 35–48, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73009. Acesso em: 24 jun. 2025.

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