A PRÁTICA CORPORAL COMO EXPRESSÃO DA IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA NA BRINCADEIRA: UMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.72972Palavras-chave:
Vigostki. Aprendizagem. Jogos. Desenvolvimento humano.Resumo
Pretendeu-se, com este estudo, estabelecer relações entre a brincadeira e os processos de aprendizagem e de desenvolvimento da criança à luz da psicologia histórico-cultural, elucidando como a brincadeira de faz de conta se materializa como prática corporal construtora de significados e de sentidos. Para tanto, o texto está organizado em três momentos: o primeiro apresenta a abordagem histórico-cultural e algumas informações sobre o principal autor que a constituiu; o segundo trata de definir os fundamentos basilares do processo de aprendizagem e de desenvolvimento da criança – mediação, a formação de conceitos, a internalização e a zona de desenvolvimento imediato –; e o último discute o que vem a ser a brincadeira do ponto de vista de Vigotski, estabelecendo relações com a educação escolar e especialmente com a Educação Física.
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