O SENTIDO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.64681Palavras-chave:
Escolas. Experiência. Mediação. Educação FísicaResumo
O trabalho investiga sentidos atribuídos ao futebol, considerando experiências extraescolares e mediações pedagógicas estabelecidas com alunos dos anos iniciais. Os dados indicam que as relações que as crianças estabelecem com o saber e com o aprender engendra elementos anteriores e exteriores às experiências vivenciadas na escola, associadas a família, renda, consumo, mídia, gênero, exclusão, habilidade, prazer, fama, rendimento, saúde, dor, medo, tempo livre e reconhecimento da Educação Física como disciplina escolar. Estes elementos, basilares na relação que as crianças estabelecem com o saber, sugerem a necessidade de colocar suas declarações no centro do planejamento, mediando a produção de novos sentidos para o futebol, na escola e fora dela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
