“EDUCACIÓN FÍSICA”: UM FILME CHILENO SOBRE A ESTÉTICA DO ABANDONO

Autores

  • Alex Branco Fraga Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
  • Giliane Dessbesell Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.
  • Humberto Luis de Cesaro Instituto Federal Catarinense. Luzerna, Santa Catarina, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43408

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Cinema. Atuações docentes. Desinvestimento Pedagógico.

Resumo

Trata-se de uma resenha do filme Educación Fisica (2012), produção chilena estrelada e dirigida por Pablo Cerda, financiada pelo município de San Antonio, cenário das locações. Destaca-se, inicialmente, a boa receptividade da obra pela crítica especializada latinoamericana quando do seu lançamento. Articula-se o enredo do filme, a história de um professor de Educação Física entediado com a vida e sem perspectiva de futuro, com a literatura específica sobre o abandono docente/desinvestimento pedagógico na área. Por fim, recomenda-se o uso didático deste filme em cursos de formação de professores de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giliane Dessbesell, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Brasil.

Possui graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2012) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente cursa o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física; educação física escolar; formação; currículo.

Humberto Luis de Cesaro, Instituto Federal Catarinense. Luzerna, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Aprendizagem Esportiva pela faculdade da Serra Gaúcha (2008) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológio no Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna. Doutorando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

FRAGA, A. B.; DESSBESELL, G.; CESARO, H. L. de. “EDUCACIÓN FÍSICA”: UM FILME CHILENO SOBRE A ESTÉTICA DO ABANDONO. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 847–852, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.43408. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43408. Acesso em: 7 jul. 2022.

Edição

Seção

Resenhas e Midias