INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • José Francisco Chicon UFES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.3760

Palavras-chave:

Educação Física. História. Pessoas portadoras de deficiência.

Resumo

O artigo elenca os principais acontecimentos históricos quanto ao caminho percorrido pela Educação Física no âmbito escolar analisando aspectos relacionados com o eixo inclusão/exclusão que permeou a Educação Física na trajetória sócio-histórica. Esse diálogo com o passado não implica esclarecer o presente, não supõe ensinar como deveria ter sido, apenas relata o que foi e mostra que os acontecimentos não se dão de forma arbitrária, mas existe relacionamento entre eles. O estudo revela o quanto na história da Educação Física os alunos com deficiência foram excluídos do processo ensinoaprendizagem e deixa pistas para a superação dessa exclusão.

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Biografia do Autor

José Francisco Chicon, UFES

Professor Adjunto do Departamento de Ginástica. Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil.

Publicado

2008-04-30

Como Citar

CHICON, J. F. INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 13–38, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.3760. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3760. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais