TEMPOS DE ESCOLA: NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DISCENTE AO OFÍCIO DOCENTE

Autores

  • Aline Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.28131

Palavras-chave:

Narrativa. Espaços formativos. Educação física. Ensino médio.

Resumo

Este estudo teve como objetivo dar visibilidade aos espaços formativos identificados por professores de Educação Física do ensino médio da rede estadual do Espírito Santo, como significativos em suas histórias e práticas profissionais. Usa, como referencial teórico-metodológico, as narrativas (auto)biográficas, em um movimento compartilhado de pesquisa. Os professores identificam como espaços formadores: as experiências sociocorporais vivenciadas inicialmente e/ou ampliadas nos tempos de graduação, as aprendizagens trocadas nos diálogos com colegas e professores da graduação, em momentos extraclasse, e a participação em cursos de extensão universitária e estágios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Oliveira Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), Vitória, ES, Brasil.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), Vitória, ES, Brasil.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA), Vitória, ES, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-06-13

Como Citar

VIEIRA, A. O.; SANTOS, W. dos; FERREIRA NETO, A. TEMPOS DE ESCOLA: NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DISCENTE AO OFÍCIO DOCENTE. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 119–139, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.28131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/28131. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais