Revista de educação física: Ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002)

Autores

  • Amarílio Ferreira Neto

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2664

Palavras-chave:

Educação Física. Periódicos. Exército. Escola.

Resumo

Objetiva elaborar o ciclo de vida da Revista de Educação Física no período de 1932 a 2002; analisar as seções Unidade de Doutrina e Lição de Educação Física, identificando os eixos doutrinários e pedagógicos, e ainda como são prescritos e praticados no Exército e na escola. A orientação teórico-metodológica assume o periódico como objeto e fonte. Os resultados indicam as características do periódico materializadas no ciclo de vida. Os eixos pedagógicos são: continuidade, alternância, graduação, atração e disciplina, que se encontram subordinados aos eixos doutrinários: hierarquia, ordem e disciplina. A Lição de Educação Física é distinta para militares e escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-05-07

Como Citar

FERREIRA NETO, Amarílio. Revista de educação física: Ciclo de vida, seção unidade de doutrina e lição de educação física (1932-2002). Movimento, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 91–118, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2664. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2664. Acesso em: 11 jul. 2025.

Edição

Seção

Espaço Aberto

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.