Formação do professorado e a prática pedagógica em Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.135164Palavras-chave:
Formação de Professores, Prática Pedagógica, Grupo de PesquisaResumo
O ensaio recupera a trajetória e o processo de consolidação do Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte - F3P-EFICE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos últimos 25 anos. A partir da revisão dos estudos e pesquisas realizados pelos participantes desse grupo, em diferentes momentos desse período, efetivamos em articulação com os princípios da Educação Libertadora de Paulo Freire uma reflexão sobre o aprendizado realizado em colaboração com os professores e professoras das escolas públicas de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul. Finalizamos o texto projetando problemas e pesquisas futuras sobre questões contemporâneas relacionadas à formação do professorado de Educação Física e à prática pedagógica desse coletivo docente.
Downloads
Referências
BINS, Gabriela Nobre; MOLINA NETO, Vicente. Entre tramas e fios - a Educação Física e a pedagogia griô - extratos de uma experiência autoetnográfica. Revista Fórum Identidades, ano 16, v. 36, n. 1, p. 13-25, 2023. DOI: https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p13-25
BINS, Gabriela Nobre; SILVA, Lisandra Oliveira; KUHN, Simone Santos; TERRAGNO, Tatiana Martins; DIEHL, Vera Regina Oliveira; TAVARES, Natacha da Silva; SILVA, Caroline Maciel da. Docência em Educação Física e maternidades: construindo outras inter-relações. Movimento, v. 29, p. e29006, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.124530
BRACHT, Valter. A Educação Física brasileira e a crise da década de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, João Paulo S. A Educação Física cuida do corpo e ...mente. 26. ed. Campinas: Papirus, 2013.
DIAS, Diogo Inacio; CORREIA, Walter Roberto. A Educação Física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-cientifica dos periódicos nacionais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p. 277-287, 2013.
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Experiências profissionais, identidades e formação docente em Educação Física. Revista Portuguesa de Educação, v. 23, n. 2, p. 153-171, 2010. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.13990
FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, v. 10, n. 1, p. 89-111, jan./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2827
FIORI, Ernani Maria. Prefácio. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FIORI, Ernani Maria; FIORI, José Maria; FREIRE, Paulo. Educación liberadora. Bilbao: Editorial Zero, 1973.
FOLLE, Alexandra; FARIAS, Gelcemar Oliveira; BOSCATTO, Juliano Daniel; NASCIMENTO Juarez Vieira. Construção da carreira docente em Educação Física: escolhas, trajetórias e perspectivas. Movimento, v. 15, n. 1, p. 25-49, jan./mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3014
FONSECA, Denise Grosso et al. Trabalho docente em Educação Física: questões contemporâneas. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
GADOTTI, Moacir. Prefácio: Educação e Ordem Classista. In: FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HABERMAS, Jurgen. Teoría de la acción comunicativa, I: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1987.
HERINGER Dionésio Anito T.; FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Práticas de formação continuada em Educação Física. Movimento, v. 15, n. 4, p. 83-105, out./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.6255
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.
KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica. Ijuí: Unijuí, 1994.
MEDINA, João Paulo S. A Educação Física cuida do corpo... e mente. Campinas: Papirus, 1983.
MOLINA NETO, Vicente. Esporte na Escola: contradições e alternativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1991. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/1320. Acesso em: 30 jun. 2023.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física? São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
SANTOS, Nubia Zorzanelli; ALMEIDA, Felipe. Quintão; BRACHT, Valter. Vida de professores de Educação Física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, v. 15, n. 2, p. 141-165, 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3067
WEFFOR, Francisco C. Educação e Política (Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade). In: FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
