A dança como tema da produção do conhecimento em Educação Física

uma análise bibliométrica em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.128339

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Indicadores de Produção Científica

Resumo

O objetivo deste estudo de revisão foi identificar e analisar as publicações de periódicos nacionais, no formato de artigos científicos, sobre a dança enquanto tema da produção do conhecimento em Educação Física. Para tanto, realizou-se uma busca dos estudos publicados em cada volume e número dos periódicos no período de 2010 a 2021. Dentre os 200 estudos investigados, a maior parte pertencia à subárea Sociocultural, na qual o eixo sul-sudeste obteve destaque quanto ao vínculo institucional dos principais autores identificados. Nas colaborações internacionais predominaram as publicações com pesquisadores de países da Comunidade Europeia. Conclui-se que, embora a dança seja amplamente rica e haja um aumento de estudos em relação ao decênio anterior, é necessário acrescer seu lastro na produção de conhecimento da área, visando ainda mais pesquisas que aprofundem seu arcabouço teórico, a fim de contribuir  para  a  valorização desta enquanto área de conhecimento legítimo da Educação Física.

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Biografia do Autor

Allana Alencar, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física, na área de conhecimento em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF-UFSC). Mestra em Ciências do Movimento Humano e Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é Professora Substituta do Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID-UDESC) e Professora no Curso de Especialização em Dança Educacional da Faculdade CENSUPEG. Atua como Professora-colaboradora no Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF-UDESC) e no Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE-UFSC). Entusiasta e estudiosa da dança, realiza desde 2010 atividades voltadas à arte-educação, concentrando parte de seus esforços nas áreas de produção e gestão de projetos e eventos artísticos e culturais e é Membro da equipe internacional de formadores do Brazilian Zouk Dance Instructor - MAC Project. Tem experiência na área da Educação Física, com ênfase em Dança, atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação inicial, desenvolvimento profissional, dança de salão, práticas corporais, corpo, saúde e movimento.

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

ALENCAR, A.; BACKES, A. F.; DA SILVA, J.; OLIVEIRA FARIAS , G.; RESENDE, R.; VIEIRA DO NASCIMENTO, J. . A dança como tema da produção do conhecimento em Educação Física: uma análise bibliométrica em periódicos nacionais. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29041, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.128339. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/128339. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais