Solidariedade em ação
uma seção em foco codesenhada com pesquisadores brasileiros e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.127882Palavras-chave:
Solidarity, Freire, InternationalisationResumo
O objetivo deste artigo é oferecer um modelo para colegas que desejam aproveitar a oportunidade de trabalhar juntos em todas as nacionalidades para questionar a solidariedade. Nesta seção Em Foco, vinte e dois pesquisadores (nove brasileiros e treze internacionais) trabalharam em seis pequenos grupos durante dois anos para escrever sobre suas experiências com práticas colaborativas. Partindo do conceito de solidariedade de Freire, os editores compartilharam as etapas do processo de co-design, bem como suas visões que resultaram em três temas: (a) a necessidade de aumentar a visibilidade da comunidade acadêmica brasileira; (b) nosso cuidado coletivo com linguagem e comunicação; e (c) como ao liderar este projeto nos repensamos de diferentes maneiras. Defendemos que o modelo da seção Em Foco coelaborada deve ser fundamentado na solidariedade quando utilizado por colegas de outros países. É uma solidariedade baseada na partilha da luta para mudar as desigualdades sociais com as pessoas e a vontade de doar e repensar a nós mesmos.
Downloads
Referências
ANTELO, Absael. Internationalization of research. Journal of International Education and Leadership, v. 2, n. 1, p. 6, 2012.
CAHILL, Caitlin; RIOS-MOORE, Indra; THREATTS, Tiffany. Different eyes/open eyes: Community-based participatory action research. In: CAMMAROTA, Julio; FINE, Michelle (ed.). Revolutionizing education: youth participatory action research in motion. New York, NY: Routledge, 2008. p. 89–124.
CHABOT, Sean. Love and revolution. Critical Sociology, v. 34, n. 6, p. 803–828, 2008. DOI: https://doi.org/10.1177/0896920508095100
DE MARTINI UGOLOTTI, Nicola; CAUDWELL, Jayne. Leisure and forced migration: lived lived in asylum systems. In: DE MARTINI UGOLOTTI, Nicola; CAUDWELL, Jayne (ed.). Leisure and Forced Migration: lived lived in asylum systems. New York, NY: Routledge, 2022. p. 1–18.
DONÁ, Giorgia. The microphysics of participation in refugee research. Journal of Refugee Studies, v. 20, n. 2, p. 210–229, 2007. DOI: https://doi.org/10.1093/jrs/fem013
FINARDI, Kyria Rebeca; GUIMARÃES, Felipe F.; MENDES, Ana Rachel. Reflecting on Brazilian Higher Education (Critical) Internationalization. International Journal of Higher Education, v. 6, p. 1–23, 2020.
FINE, Michelle. Working the hyphens: Reinventing self and other in qualitative research. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonne (ed.). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications, 1994. p. 70–82.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, Rubén A. Decolonization and the pedagogy of solidarity. Decolonization: Indigeneity, Education & Society, v. 1, n. 1, p. 41–67, 2012.
GIROUX, Henry A. On critical pedagogy. New York: Bloomsbury Academic, 2011.
GONÇALVES, Luiza Lana; PARKER, Melissa; LUGUETTI, Carla; CARBINATTO, Michele. The facilitator’s role in supporting physical education teachers’ empowerment in a professional learning community. Sport, Education and Society, v. 27, n. 3, p. 272-285, 2022. Available at: https://doi.org/10.1080/13573322.2020.1825371. Accessed on: Jun. 20, 2022.
GUIMARÃES, Felipe Furtado et al. The mission statements of the federal universities and the projection of internationalization in Brazil. System, v. 94, 2020.
HOOKS, Bell. Teaching to transgress: education as the practice of freedom. New York: Routledge, 1994.
KHOO, Su-Ming et al. Moving from interdisciplinary research to transdisciplinary educational ethics: bridging epistemological differences in researching higher education internationalization(s). European Educational Research Journal, v. 18, n. 2, p. 181–199, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1474904118781223
KNIGHT, Jane. Concepts, rationales, and interpretive frameworks in the internationalization of higher education. In: DEARDORFF, Darla K. et al. (ed.). The SAGE Handbook of International Higher Education. [S.l.]: Sage, 2012. p. 27–42.
LUGUETTI, Carla; OLIVER, Kim L. A transformative learning journey of a teacher educator in enacting an activist approach in Physical Education Teacher Education. Curriculum Journal, v. 32, n. 1, p. 118–135, 2021. DOI: https://doi.org/10.1002/curj.81
MACPHAIL, Ann; LUGUETTI, Carla. Nurturing solidarity: considering the internationalization of research activities in kinesiology as a moral practice. International Journal of Kinesiology in Higher Education, v. 5, n. 2, p. 56–67, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/24711616.2020.1866469
MACPHAIL, Ann; TANNEHILL, Deborah; ATAMAN, Rebecca. The role of the critical friend in supporting and enhancing professional learning and development. Professional Development in Education, p. 1–14, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/19415257.2021.1879235
ROMANI-DIAS, Marcello; CARNEIRO, Jorge; BARBOSA, Aline dos Santos. Internationalization of higher education institutions: the underestimated role of faculty. International Journal of Educational Management, v. 33, n. 2, p. 300–316, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/IJEM-07-2017-0184
RUMBLEY, Laura E.; ALTBACH, Philip G.; REISBERG, Liz. Internationalization within the Higher Education Context. In: DEARDORFF, Darla K. et al. (ed.). The SAGE Handbook of International Higher Education. [S.l.]: Sage, 2012. p. 1–536.
TAYLOR, John. Toward a strategy for internationalisation: lessons and practice from four universities. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 2, p. 149–171, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260827
TUHIWAI SMITH, Linda. Decolonizing methodologies. 2. ed. London: Zed Books, 2012.
WOLDEGIYORGIS, Ayenachew A.; PROCTOR, Douglas; DE WIT, Hans. Internationalization of research: key considerations and concerns. Journal of Studies in International Education, v. 22, n. 2, p. 161–176, 2018. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315318762804
ZEMBYLAS, Michalinos. Love as ethico-political practice: Inventing reparative pedagogies of aimance in “disjointed” times. Journal of Curriculum and Pedagogy, v. 14, n. 1, p. 23–38, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/15505170.2016.1277572
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
