O papel pedagógico do analista de desempenho das categorias de base do futebol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.126473Palavras-chave:
Análise de Desempenho, Pedagogia do Esporte, FutebolResumo
A Análise de Desempenho e a Pedagogia do Esporte são áreas de conhecimento que apontam caminhos para a melhora da prática esportiva. O presente artigo buscou identificar o papel pedagógico na atuação dos analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o procedimento de análise de Triangulação de Métodos, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros de futebol masculino da série A (2020). Conclui-se que embora os analistas não percebam a sua atuação dentro dos clubes como de cunho pedagógico, na prática essa interface vem sendo necessária no desenvolvimento do trabalho destes profissionais. Dessa maneira o diálogo entre as áreas da Pedagogia do Esporte e da Análise de Desempenho pode contribuir para qualificação e atuação profissional dos analistas de desempenho, potencializando o processo de formação de jovens jogadores de futebol.
Downloads
Referências
BERGER, Artur Goulart; GINCIENE, Guy; LEONARDI, Thiago José. Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo: diálogos entre a teoria e a prática. Movimento, v. 26, jan/dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.102084
BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. Formação de jogadores de futebol: princípios e pressupostos para composição de uma proposta pedagógica. Movimento, v. 21, n. 3, p. 791–801, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.49051
BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. Formar o treinador e o jogador nas categorias de base do futebol: engendrando na interação e/ou na especificidade? Movimento, v. 25, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.88087
CALVO, Alberto Lorenzo. Las tecnologías de la información en los deportes colectivos: valoración del rendimiento deportivo. In: TAVARES, Fernando; GRAÇA, Amândio; GARGANTA, Júlio; MESQUITA, Isabel. Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Portugal: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2008. p. 9-24.
CARLET, Rodrigo. Análise de desempenho: a era dos dados no futsal. Porto Alegre: S2C; Secco Editora, 2020.
CARLING, Christopher; WILLIAMS, A. Mark; REILLY, Thomas. Handbook of soccer match analysis: a systematic approach to improving performance. London; New York: Routledge, 2005.
CORREIA, Vitor Augusto Paié; SILVA, Luis Felipe Nogueira; SCAGLIA, Alcides José. O analista de desempenho no brasil: panoramas e perspectivas no futebol profissional. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 13, n. 52, p. 158–171, 2021. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1086. Acesso em: 12 fev. 2022.
GALATTI, Larissa Rafaela. AFEs, desenvolvimento humano e esporte de alto rendimento. In: PNUD Brasil. Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano, v.1, p1-49, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320161827_AFEs_Desenvolvimento_Humano_e_Esporte_de_Alto_Rendimento#fullTextFileContent. Acesso em: 12 fev. 2022.
GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: Tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física, v. 25, n. 1, p. 153–162, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088. Acesso em: 3 set. 2022.
GARGANTA, Júlio Manuel. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v.1, n. 1, p. 57–64, 2001. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.01.01.57
GARGANTA, Júlio Manuel. ¿Scouting en fútbol base? - reflexiones. In: PEDREÑO, Javier Madrid. Scouting en Fútbol. Del fútbol base al alto rendimiento. 2. ed. Vigo: MC Sports, 2018. p 66-69.
GLAZIER, Paul S. Game, Set and match? substantive issues and future directions in performance analysis. Sports Medicine, v. 40, n. 8, p. 625–634, 2010. DOI: https://doi.org/10.2165/11534970-000000000-00000
GÓMEZ-RUANO, Miguel A. La importancia del análisis notacional como tópico emergente en Ciencias del Deporte. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, v. 13, n. 47, p. 1-4, 2017. DOI: https://doi.org/10.5232/ricyde2017.047ed
GROOM, Ryan; CUSHION, Christopher; NELSON, Lee. The delivery of video-based performance analysis by england youth soccer coaches: towards a grounded theory. Journal of Applied Sport Psychology, v. 23, n. 1, p. 16–32, jan. 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/10413200.2010.511422
LEONARDI, Thiago José et al. Pedagogia do Esporte: sinalização para a avaliação formativa da aprendizagem. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, p. 216–229, 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.36744
LEONARDI, Thiago José et al. Referenciais da pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: interfaces teóricas e aplicadas. Pensar a Prática, v. 24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v24.68983. Acesso em: 9 out. 2022
LEONARDI, Thiago José; BERGER, Artur Goulart; REVERDITO, Riller Silva. Esporte contemporâneo e novos desafios à pedagogia do esporte. In: BETTINE, Marco; GUTIERREZ, Gustavo Luis (org.). Esporte e sociedade: um olhar a partir da globalização. São Paulo: 2019. p. 254–269. DOI: https://doi.org/10.11606/9788563007131
LEONARDO, Lucas. Análise de Desempenho: contribuições da pedagogia do esporte para uma prática autônoma. Goiânia: Talu Esporte Educacional, 2020.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e o referencial histórico-cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 414–430, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.24459
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Seleção de conteúdos e procedimentos pedagógicos para o ensino do esporte em projetos sociais: reflexões a partir dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, n. 39, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p164
MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Revista Univap, v. 20, n. 35, p. 201–208, 2014. DOI: https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228
MAZZEI, Leandro Carlos et al. High performance sport in Brazil structure and policies comparison with the international context. Gestión y Política Pública, volume temático, p. 83–111, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/133/13343542004.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.
MCGARRY, Tim. Applied and theoretical perspectives of performance analysis in sport: scientific issues and challenges. International Journal of Performance Analysis of Sport, v. 9, n. 1, p. 128–140, 2009. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/24748668.2009.11868469?needAccess=true&role=button. Acesso em: 5 ago. 2022.
MCLEAN, Scott et al. What’s in a game? A systems approach to enhancing performance analysis in football. PLoS ONE, v. 12, n. 2, p. 1–15, 2017. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0172565
MENDES, André. Scouting, o futebol (re) nasce aqui. Lisboa: Chiado, 2016
MILES, Matthew B.; HUBERMAN, A. Michael. Qualitative data analysis: an expanded sourcebook. Thousand Oaks: Sage, 1994.
O’DONOGHUE, Peter. An introduction to performance analysis of sport. New York: Routledge, 2015.
OTTE, Fabian W. et al. Understanding how athletes learn: integrating skill training concepts, theory and practice from an ecological perspective. Applied Coaching Research Journal, v. 7, n. April, p. 22–33, 2021. Disponível em: https://www.ukcoaching.org/getattachment/Resources/Topics/Research/Applied-Coaching-Research-Journal-April-2021/Research-Journal-Vol-7-Understanding-How-Athletes-Learn.pdf?lang=en-GB. Acesso em: 02 fev. 2021.
PEDREÑO, Javier Madrid. Scouting en Fútbol. Del fútbol base al alto rendimiento. 2. ed. Vigo: MC Sports, 2018
PEREIRA, João Jorge Gândara Mendes. Construção de um modelo de observação e análise do jogo de futebol baseado na visão de intervenientes profissionais em diferentes contextos de elite. 2017. Relatório de Estágio (Mestrado em Treino de Alto Rendimento) - Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2017. Disponível em: https://sigarra.up.pt/icbas/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=218684 . Acesso em: 07 mai. 2021
REIN, Robert; MEMMERT, Daniel. Big data and tactical analysis in elite soccer: future challenges and opportunities for sports science. SpringerPlus, v. 5, n. 1410, 2016. DOI: https://doi.org/10.1186/s40064-016-3108-2
REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, v. 15, n. 3, p. 600–610, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2478. Acesso em 07 mai.2021.
SÁNCHEZ, Francis. ¿Qué esconde tu rival?. 3. ed. Futbol de Libro, 2018.
SARMENTO, Hugo et al. Match analysis in football: a systematic review. Journal of Sports Sciences, v. 32, n. 20, p. 1831–1843, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/02640414.2014.898852
SHAMAH, Manoel Eduardo do Prado et al. Análise de desempenho: um olhar sobre os métodos empregados em categorias de base de clubes de futebol da cidade de Porto Alegre-RS. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 13, n. 52, p. 1–8, 2021. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/968 . Acesso em: 13 fev. 2022.
SHAMAH, Manoel Eduardo do Prado; VOSER, Rogério da Cunha. O analista de desempenho nas categorias de base do futebol: diálogo entre a teoria e a prática. São Paulo: Editora Dialética, 2022.
SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. A pesquisa qualitativa em Educação Física. Revista Paulista de Educação Física, v. 10, n. 1, p. 87–98, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.138481
VÁZQUEZ, Ángel Vales. Fútbol. Del análisis del juego a la edición de informes técnicos. Vigo: Moreno y Conde Sports, 2012.
VENTURA, Nuno. Observar para ganhar. O Scouting como Ferramenta do Treinador. 2. ed. Portugal: Prime Books, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Movimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
