O papel pedagógico do analista de desempenho das categorias de base do futebol brasileiro

Autores

  • Manoel Eduardo do Prado Shamah Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS. https://orcid.org/0000-0002-6218-7283
  • Gibson Moreira Praça Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Esportes, Belo Horizonte, MG. https://orcid.org/0000-0001-9971-7308
  • José Cicero Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS. https://orcid.org/0000-0002-5415-9653
  • Rodrigo Carlet Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.
  • Thiago José Leonardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS. https://orcid.org/0000-0002-3843-2648
  • Rogério Da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS. https://orcid.org/0000-0001-5946-6989

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.126473

Palavras-chave:

Análise de Desempenho, Pedagogia do Esporte, Futebol

Resumo

A Análise de Desempenho e a Pedagogia do Esporte são áreas de conhecimento que apontam caminhos para a melhora da prática esportiva. O presente artigo buscou identificar o papel pedagógico na atuação dos analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o procedimento de análise de Triangulação de Métodos, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros de futebol masculino da série A (2020). Conclui-se que embora os analistas não percebam a sua atuação dentro dos clubes como de cunho pedagógico, na prática essa interface vem sendo necessária no desenvolvimento do trabalho destes profissionais. Dessa maneira o diálogo entre as áreas da Pedagogia do Esporte e da Análise de Desempenho pode contribuir para qualificação e atuação profissional dos analistas de desempenho, potencializando o processo de formação de jovens jogadores de futebol.

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Biografia do Autor

Manoel Eduardo do Prado Shamah, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Especialista em Técnico Desportivo (UFRGS). Bacharel em Educação Física (Universidade Feevale). Membro do Grupo de Estudos em Esporte (GEE), nas linhas de pesquisa, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo e Rendimento (ESEFID-UFRGS). Atualmente é analista de desempenho nas categorias de base do Sport Club Internacional (Porto Alegre-RS). Autor do livro "O Analista de Desempenho nas Categorias de Base do Futebol: Diálogo entre a teoria e a prática".

Gibson Moreira Praça, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Esportes, Belo Horizonte, MG.

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Pesquisador do UFMG Soccer Science Center. Desenvolve pesquisas e consultoria nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol.

José Cicero Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatística; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Rodrigo Carlet, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Mestre em Ciências do Movimento Humano - 2019/2020 (UFRGS), Especialista em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia de Treinamento, pela Universidade Estácio de Sá, Bacharel em Educação Física (UFRGS). Passagens como Treinador de Futebol e Analista de Desempenho pelo Sport Club Internacional e Grêmio Foot-ball Portoalegrense. Atualmente participo do Grupo de Estudos em Esporte (GEE-UFRGS), nas linhas de pesquisa Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo e Rendimento e ocupo o cargo de Analista de Desempenho da Seleção Brasileira de Futsal Masculina Adulta.

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor, mestre, bacharel e licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Colíder do Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Esporte (LEME/EESEFID/UFRGS) e do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP/FEF/UNICAMP). Pesquisador nas linhas de Pedagogia do Esporte, Esportes Coletivos, Treinamento de Jovens Atletas e da Avaliação da Aprendizagem.

Rogério Da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Física pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999.  Atualmente é Professor Associado nível 4, desempenhando a função de vice-diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

DO PRADO SHAMAH, M. E. .; MOREIRA PRAÇA, G.; CICERO MORAES, J.; CARLET, R.; JOSÉ LEONARDI, T.; DA CUNHA VOSER, R. O papel pedagógico do analista de desempenho das categorias de base do futebol brasileiro. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29029, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.126473. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/126473. Acesso em: 23 abr. 2025.

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