Educação Física que não escolhe, acolhe

Autores

  • Carlos Henrique Rego Gonçalves COLÉGIO PEDRO II https://orcid.org/0000-0002-9230-4620
  • Carlos Alberto Figueiredo da Silva UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124789

Palavras-chave:

Educação Física, Currículo, Identidade social, Diferenças individuais

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender como professores de Educação Física que atuam inspirados pelo currículo cultural abordam as diferenças em suas práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo qualitativo, com enfoque etnometodológico e norteado pela teoria queer. Participaram da pesquisa quatro professores de Educação Física do Colégio Pedro II. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Utilizaram-se os cinco conceitos-chave da etnometodologia como categorias a priori para auxiliar na compreensão e análise dos dados. Justifica-se este estudo em função dos vários caminhos didático-pedagógicos culturalmente orientados que impedem o devir da imprevisibilidade das diferenças. Concluímos que o aporte teórico queer potencializa o poder de reflexão e contestação do currículo cultural de Educação Física, pois evita que ações docentes a favor de identidades e grupos marginalizados se transformem em novos essencialismos.

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Biografia do Autor

Carlos Henrique Rego Gonçalves, COLÉGIO PEDRO II

Graduado em Nutrição pela Universidade Gama Filho. Licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira. Atualmente é professor de Educação Física do Colégio Pedro II - Campus Tijuca II.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

Graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993) e licenciado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979), fez um estágio de pós-doutorado em gestão do desporto na Universidade do Porto, Portugal (2010), mestre (1997) e doutor em Educação Física (Educação Física e Cultura) pela Universidade Gama Filho (2002). Especializações em didática e metodologia de ensino (Universidade Estácio de Sá), MBA em estratégia (COPPEAD-UFRJ) e gestão da inovação educacional (UNISUAM). É atualmente avaliador de instituições de ensino superior do Ministério da Educação, professor colaborador da Universidade do Porto, no programa de mestrado em Gestão do Desporto, professor titular da Universidade Salgado de Oliveira no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física, professor adjunto do Centro Universitário Augusto Motta, no programa de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

HENRIQUE REGO GONÇALVES, C.; FIGUEIREDO DA SILVA, C. A. Educação Física que não escolhe, acolhe. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29003, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124789. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124789. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais